Agora: Raridades Com: Maicon Oliveira Agora: Raridades Com: Maicon Oliveira

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Alfabetizar para profissionalizar

Data da Noticia 17/09/2017

O SENAR forma mais uma turma de 13 alunos em Centenário. Doze mulheres e um homem, com idades de 37 a 82 anos, com um aluno incluído. Município pequeno, Centenário tem suas atividades voltadas basicamente para a agricultura.

O Programa foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) e contou com a parceria de Entidades e Instituições locais como a Prefeitura Municipal de Centenário, Emater, Cooperativas Sicredi e Cresol, Sindicato Sintraf, Secretaria Municipal da Educação e,  em especial,  o Sindicato Rural de Erechim.

O SENAR adota uma concepção que associa educação e trabalho, fazendo com que seus programas principais se desenvolvam de forma sinérgica. O “Programa Alfa-Alfabetizando para Profissionalizar”, que reúne a formação profissional rural e a promoção social, chega às comunidades rurais, como um conjunto de atividades de caráter eminentemente humano. Enquanto enfocam a capacitação para o trabalho, essas atividades atuam no desenvolvimento de aptidões pessoais e, simultaneamente, promovem ações de educação, tendo, como prioridade, a alfabetização de produtores e trabalhadores rurais.

Iniciado em  Abril, com término em Setembro de 2017 perfazendo um total de 200 horas/aula de alfabetização, os alunos contemplados sentem-se totalmente realizados, resgatando algo que, historicamente, lhes fora negado. Hoje os alunos Catarina Cabral, Tereza Koza, Isabel Vitoslawski, Lindamara de Matos, Elio Malinski, Wanda Butrinowski, Janete Cervinski, Paulina Mazureck, Maria Drazewski, Laurete Menegon, Carolina Stachowski, Maria May e Janete Spica Vitto têm uma certeza e afirmam: “Nunca é tarde para recomeçar. Para crescer, conhecer e estudar, sempre é tempo e isso ajuda a entender melhor a sociedade que vivemos. Estamos realizados e muito felizes!”

 Este momento foi possível graças ao empenho, dedicação e organização  da Secretária Executiva do Sindicato Rural de Erechim Diva Picoli, da Coordenadora Marcia Bombana, do Prefeito de Centenário Hilario Kolasssa e da Educadora Mírian Angélica Orcewala que ministrou as aulas, ensinou e aprendeu com essa turma fantástica de alunos determinados. A Formatura será na próxima sexta feira dia 22 setembro, em Centenário.



Todas imagens
  • Autor: Mírian Angélica Orcewala
  • Imagens: Mírian Angélica Orcewala

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!