Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Alto Uruguai tem um dos maiores índices de suicídio do país.

Data da Noticia 19/09/2018
De 2009 a 2017 Erechim registrou uma média de 12,6 ocorrências a cada 100 mil habitantes.

Você sabia que o Alto Uruguai tem um dos maiores índices de suicídio do país? São 12,6 casos por ano para cada 100 mil habitantes. Enquanto que o índice nacional não chega a 7 casos pelo mesmo número de pessoas. O assunto foi tema de um seminário relacionado ao “Setembro Amarelo”, realizado na tarde desta terça-feira na Câmara de Vereadores em Erechim. Só no ano passado 15 pessoas tiraram a própria vida em Erechim. O Centro de Atenção Psicossocial, CAPS II promoveu o seminário e apresentou dados assustadores.

De 2009 a 2017 Erechim registrou uma média de 12,6 ocorrências a cada 100 mil habitantes. A media do Brasil é de 7 ocorrências pela mesma comparação. As causas, são as mais diversas, doenças mentais, depressão e até mesmo desemprego. O alerta ainda chega para os sinais que possam apontar e auxiliar a possibilidade de ocorrências.

A faixa etária predominante é de 15 a 29 anos de idade, e ainda, de acordo com a equipe, idosos acima de 70 anos têm liderado as estatísticas. Andresa Almeida, chefe da equipe do Caps II de Erechim, diz que é preciso conscientizar família, a comunidade e amigos sobre os sinais que podem ser indícios. “Podendo identificar esses indícios vamos estar podendo evitar o suicídio. A ideia é prevenir. Para nós é uma preocupação, e infelizmente houve um aumento grande de casos”, disse.

Dentro das atividades, foi realizada ainda uma caminhada de alerta, onde os participantes, vestindo amarelo, cor símbolo do mês de setembro, saíram às ruas chamando a atenção da população sobre a problemática do suicídio.



Todas imagens
  • Autor: Paloma Mocellin
  • Imagens: Ricardo Mecca

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!