Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Alunos da URI passam 24 horas desenvolvendo projetos na Universidade

Data da Noticia 12/06/2019

Passar uma noite acordado é um desafio para qualquer ser humano. Mas ficar 24 horas concentrado, inclusive à noite, em prol de um projeto que pode fazer a diferença a uma comunidade é uma tarefa mais desafiadora ainda.

Essa foi a finalidade do projeto “Desafio 24 horas” da URI, realizado do meio-dia de sábado, 8, até o meio-dia de domingo, 9, no Câmpus II da Universidade. Laboratórios, salas de aula e até o estacionamento ficaram tomados pelos alunos e professores que se mobilizaram para realizar um evento diferenciado, fugindo da rotina acadêmica.

O projeto “Desafio 24 Horas” mobilizou alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Ciência da Computação.

Os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica desenvolveram um projeto de revitalização para a obra assistencial Cantinho da Luz, que irá contemplar a construção e todo sistema elétrico dessa instituição.

Enquanto isso, o curso de Arquitetura e Urbanismo apresentou um desafio ligado à história do catolicismo. Os alunos desenvolveram um holograma da antiga catedral de Erechim. O holograma é uma técnica de registro de padrões de interferência de luz que podem gerar ou apresentar imagens em três dimensões.

Já os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos tiveram como desafio a extração de um metal de um mineral para utilização no tratamento de efluentes. Os alunos fizeram a extração, montaram o sistema, calcularam os parâmetros operacionais e compararam com algum produto comercial que é utilizado para este fim.

Enquanto isso, os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Ciência da Computação se uniram para desenvolver uma máquina de enchimento de garrafa de cerveja artesanal, com esteira automática.

Já os Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária proporcionaram uma “Noite de Campo”, dentro da programação do Desafio 24 Horas 2019, com a presença de professores, alunos e empresas parceiras.

A Medicina Veterinária, com seus estandes, mostrou diversas temáticas ligadas à área: a Santa Clara trouxe uma maquete do Sistema Compost Barn, usado para dar mais conforto ao gado leiteiro; a Agriccop apresentou uma maquete do sistema reprodutor de bovinos; a Cassul/Calbos mostrou uma maquete do sistema digestório, assim como a Monello, que apresentou uma maquete do sistema digestório de cão. A Unimal Clínica Veterinária trouxe um cão e um gato, que foram atração durante o evento, tratando do sistema digestório e circulatório em pets. Os cavalos “percheron” também foram atração no estande sobre odontologia equina, assim como as ovelhas de Luiz Balbinot.

Enquanto isso, o curso de Agronomia, por meio de várias estações, mostrou temáticas pertinentes ao meio agrícola: a cultura do trigo, numa parceria com a Biotrigo; manejo de fungicidas, em parceria com a Futura; manejo de plantas daninhas e compactação do solo, com a Cooperalfa; nutrição foliar, em parceria com Green; e cultivares de aveia e soja, em parceria com a empresa Sementes Bagual.



Todas imagens
  • Autor: Setor Com.URI-Erechim
  • Imagens: Setor Com. URI-Erechim

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!