Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Anuário Brasileiro da Agricultura Familiar é distribuído a autoridades em Brasília

Data da Noticia 15/05/2015
O deputado estadual Altemir Tortelli (PT) acompanhou a entrega do Anuário Brasileiro da Agricultura Familiar 2015 a autoridades em Brasília.

Na quinta-feira (14), a publicação foi passada ao coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Brasil), Marcos Rochinski, e ao deputado federal Marco Maia (PT-RS), pelo diretor do Anuário, Hélio da Silva. Na ocasião, também foram tratados aspectos relativos ao setor no país. “O Anuário se coloca como uma ferramenta fundamental na perspectiva de fazer a divulgação daquilo que nossas entidades e instituições governamentais desenvolvem como políticas públicas voltadas à agricultura familiar”, considera o coordenador da Fetraf-Brasil, Marcos Rochinski. Para o dirigente, os diagnósticos que constam na revista ajudam a demonstrar a importância social e econômica que o segmento exerce para a economia brasileira como um todo, especialmente aos municípios de pequeno porte.

“O Anuário da Agricultura Familiar representa hoje uma espécie de veículo oficial do setor em termos de país. O livro tem todos os números da grande engrenagem da agricultura familiar, servindo como base de apoio a pesquisas universitárias e a técnicos e extensionistas de todo o Brasil”, afirma o diretor da publicação, Hélio da Silva. Segundo o empresário, é importante a circulação do Anuário na classe política, pois é nela que se desenvolvem as políticas públicas para a área.

 

Tortelli acompanhou lançamento com Ministro do MDA Reconhecida liderança nacional no segmento, o deputado Altemir Tortelli foi um dos idealizadores do Anuário. Ele considera que o objetivo da publicação é contribuir para a conscientização de que a agricultura familiar consiste em setor estratégico, devido à sua importância econômica, social, cultural e ambiental para a sociedade brasileira. Com mais de 30 anos de trajetória na luta social em defesa da agricultura familiar, Altemir Tortelli foi articulador da construção dos primeiros passos que deram origem ao projeto. Na noite de quarta-feira (13), o parlamentar gaúcho participou do ato de lançamento da publicação, que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias.

O Ministro do Desenvolvimento Agrário também saudou o lançamento do Anuário Brasileiro da Agricultura Familiar, organizado pela editora Bota Amarela, de Erechim, e a abertura do festival Brasil Sabor, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). “Este é um momento de muita alegria, um momento histórico para a agricultura familiar”, discursou Patrus Ananias.  



Todas imagens
  • Autor: Alexandre Miorim - Jornalista (MTE 17509
  • Imagens: Alexandre Miorim - Jornalista (MTE 17509

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!