Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Ato em defesa das santas casas e hospitais filantrópicos teve o apoio de Tortelli

Data da Noticia 13/05/2015
O deputado Altemir Tortelli (PT) se uniu aos milhares de servidores e dirigentes de santas casas e hospitais filantrópicos do Estado na manhã desta quarta-feira (13), durante manifestação ocorrida em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre.

O chamado Dia D Estadual teve como objetivo pressionar o governo do Estado a colocar em dia o repasse de verbas que está atrasado desde o ano passado e por fim ao caos instaurado na saúde pública no Rio Grande do Sul. 

De outubro de 2014 até agora, as 245 santas casas e hospitais filantrópicos deixaram de receber mais de R$ 207 milhões do co-financiamento estadual do 

Sistema Único de Saúde (SUS), que complementa os procedimentos hospitalares. 

"Trabalhadores e trabalhadoras, junto com as direções dos hospitais, estão de parabéns pela coragem de organizar esse ato. No parlamento, também estamos fazendo a nossa parte, em defesa da saúde pública. O governo Sartori não tem a compreensão de que saúde é investimento”, discursou Tortelli.  

Segundo a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Filantrópicos Religiosos e Filantrópicos do RS, as instituições são responsáveis por 73% dos atendimentos do SUS no Estado, somando 7 milhões de pessoas atendidas e 65 mil funcionários. Em 197 municípios gaúchos há pelo menos um hospital filantrópico. 

O anúncio do corte de 30% dos recursos da área da saúde no início do ano estabeleceu o pânico entre as instituições. Recentemente, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre anunciou a redução de 116 leitos para o SUS em razão da falta de recursos. 

Entre os apelos que vêm sendo feitos ao atual governo, está o pedido de destinação de mais de R$ 40 milhões mensais para que a Secretaria Estadual da Saúde mantenha os contratos firmados com os hospitais, evitando assim reduções ou cancelamento de atendimentos. Caso contrário, aponta a Federação, serão fechados mais leitos, além da diminuição da assistência, demissões e outras formas de adequar as instituições à nova realidade de corte de recursos.



Todas imagens
  • Autor: Anahi Fros e Alexandre Miorim – Jornalis
  • Imagens: Alexandre Miorim

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!