Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Chuva congelada é registrada na serra

Data da Noticia 02/08/2019

Como a previsão indicava no início da semana, o frio voltou de vez na Serra. No início da manhã desta sexta-feira (2), diversas cidades da Serra amanheceram com temperaturas baixas e algumas até registraram o que é chamado de chuva congelada, como em São Francisco de Paula (foto). Segundo a Defesa Civil de Bento Gonçalves, a chuva congelada foi vista, principalmente, no Centro e em outros quatro bairros da cidade. 

A neve mesmo, segundo a Somar Meteorologia, pode chegar entre o final da tarde desta sexta e a madrugada de sábado (3), mas somente na região dos Campos de Cima da Serra. Em Caxias do Sul, Bento e na Região das Hortênsias existe apenas a possibilidade de chuva congelada. 

— Para o morador ou turista que quer ver neve, a sugestão é seguir para as áreas mais altas, nos Campos de Cima da Serra, nas cidades de Bom Jesus, São José dos Ausentes e Cambará do Sul, por exemplo. Nesses locais a chance da ocorrência do fenômeno é maior se comparado com regiões com altitude um pouco menor — explica o meteorologista Nelson Oliveira.

Ainda conforme a Somar, no domingo a umidade se afasta e as temperaturas tendem a cair ainda mais. Com isso, está prevista a formação de geada em diversos pontos da região. O último registro de neve na Serra ocorreu no início do mês de julho.  Segundo a Somar, o fenômeno ocorreu em pelo menos oito municípios de diferentes regiões: em Cambará do Sul e São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, em Gramado, Canela e São Francisco de Paula, na Serra, e em Riozinho (perto de Igrejinha), Pinheiro Machado e Pelotas, no Sul. 

Neve X chuva congelada 

neve é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, em geral de forma hexagonal e complexamente ramificados. Esses cristais são formados diretamente pelo congelamento do vapor d'água que se encontra suspenso na atmosfera. Já a chuva congelada é tipo um granizo miúdo faz barulho quando cai. Em muitos casos, o fenômeno antecede a neve em si e por isso é fácil confundir as duas coisas.



Todas imagens
  • Autor: AuOnline
  • Imagens: Omar Freitas / Agência RBS

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!