Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Comunidade FM busca esclarecimentos sobre a qualidade da água dos municípios de Gaurama e Viadutos

Data da Noticia 26/07/2017
Com o objetivo de bem informar e esclarecer inúmeras dúvidas sobre a qualidade da água oferecida pela Corsan, aos municípios de Gaurama e Viadutos, fomos buscar informações junto as autoridades competentes.

É de conhecimento de todos as reportagens que foram publicadas em vários sites de notícias da região, onde mostram o estado de degradação e poluição do Rio Suzana que abastece os municípios de Gaurama e Viadutos.

Sabemos que a preservação do meio ambiente, dos mananciais das águas é uma responsabilidade de todos nós – seres humanos, poder público através de seus meios de controle e repressão, mas infelizmente isso não é uma prática comum. Hoje sofremos de inúmeras enfermidades e doenças em virtude das agressões, uso abusivo de venenos, metais pesados e muitos outros.

Com o objetivo de bem informar e apresentar a palavra de autoridades responsáveis pelos municípios de Viadutos e Gaurama, bem como a Corsan, entrevistamos os Prefeitos Claiton Brum de Viadutos e Leandro Puton de Gaurama, que esclareceram diversos pontos que eram cobrados pela população e consumidores da água. Ouça as entrevistas anexas abaixo da matéria.

Entramos em contato também com o Gerente da Unidade da Corsan de Gaurama - Pedro Asterio Hartmann, que informou estar esperando um comunicado oficial da Corsan e que seria repassada a imprensa para o conhecimento da população. No final da tarde a Nota Oficial foi enviada para a rádio e está anexa abaixo:  

 

Nota oficial da Corsan sobre o episódio do rio Suzana.

 

“Sobre o episódio que está sendo veiculado na mídia – poluição do rio Suzana –, a Corsan informa que, apesar do fenômeno visual que está sendo observado no manancial, não foram observadas alterações nas análises de rotina realizadas na Estação de Tratamento de Água da cidade. Portanto, há segurança no consumo da água tratada distribuída à população das cidades de Gaurama e Viadutos.

A Corsan também enviou amostra da água bruta (in natura) do rio Suzana para o Laboratório Central de Águas, localizado em Porto Alegre, e não constatou qualquer alteração dos parâmetros físico-químicos analisados, nem na densidade de organismos que apresentam significado sanitário, ou seja, aqueles indicados na Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde”.

 

Atenciosamente, 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Ascom | Presidência

Rua Sete de Setembro, 641/1401

Centro Histórico | Porto Alegre | RS

[email protected]

Fone: 51 3215.5520 | 51 3215.5651



ÁUDIOS




Todas imagens
  • Autor: Comunidade FM
  • Imagens: Internet/Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!