Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Cresol Sicoper encerra o 4º Seminário O Sucesso do Cooperativismo de Crédito Solidário com sucesso

Data da Noticia 06/12/2018
Programação envolveu debates com importantes parceiros estratégicos

Nesta quinta-feira, dia 6, a Cresol Sicoper encerrou as atividades do 4º Seminário O Sucesso do Cooperativismo de Crédito Solidário. Foram três dias de programação, reunindo diretores, conselheiros e colaboradores da Central e das Cooperativas Singulares do Sistema. Nesta edição, o tema abordou “O Contexto do Cooperativismo de Crédito frente aos novos desafios nacionais e internacionais”.

A programação iniciou no dia 4, com o painel Análise da Conjuntura Política e Econômica, presidido pelo Assessor da Cresol Confederação, Gilson Bittencourt, seguido da fala de Rafael Ribeiro, da SCOT Consultoria, que trouxe uma análise sobre o cenário agrícola, sobretudo de leite, suínos e grãos. No dia 5, aconteceram debates sobre o Cooperativismo de Crédito pelo mundo, sob a coordenação de José Ângelo Mazzillo Júnior, representante do Banco Central do Brasil. Ele destaca que é um grande esforço que tem sido feito, do ponto de vista de regulação, de quem formula a política pública, de que o Sistema Financeiro cada vez mais atenda as necessidades e as expectativas da sociedade. “Nesse sentido, o cooperativismo tem um papel potencial muito importante. À luz desses valores, avaliamos que eventos como este vêm ao encontro dessa proposta, já que o cooperativismo projeta desafios, preparando-se adequadamente para eles, aumentando e melhor atendendo a base de cooperados”, salienta Mazzillo Júnior.

Diogo Veras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Marcone Melo, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apresentaram suas contribuições enquanto agentes financeiros para o fortalecimento do cooperativismo de crédito frente à nova conjuntura. Veras frisa que a programação é de grande importância, possibilitando estreitar relação com as Singulares. “A parceria do BNDES com a Cresol é de extrema relevância, permitindo o acesso ao crédito qualificado pelo pequeno agricultor, garantindo a manutenção e a ampliação dessa parceria”, afirma Veras.

À tarde, o primeiro painel trouxe o tema “A visão do cooperativismo de crédito brasileiro frente a conjuntura atual”, sob a coordenação de Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, Diretor-presidente do Bancoob; Marcio Port, Vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, e Vanderley Ziger, Presidente da Unicafes Nacional. Abreu avalia a importância do seminário porque junta as várias frentes de desenvolvimento do cooperativismo no sentido de refletir, de maneira conjunta, conversando, gerando confiança, o que, com certeza, engrandece o cooperativismo. Port considera que debates, ao final de cada ano, integram as realidades dos sistemas cooperativistas. “Vemos que, muitas vezes, o que nos falta no dia a dia, é fazer exatamente o que foi feito aqui: reunir os sistemas para colocar em prática, de fato, o princípio do cooperativismo da intercooperação, tornando o trabalho cada vez mais coeso e amadurecendo as propostas para o futuro”, conclui Port. Para finalizar o dia, as cooperativas Cresóis de Apiúna, Guarani das Missões e Tangará apresentaram experiências exitosas de aplicação do crédito.

Já no dia 6, a programação iniciou com a avaliação da implementação do Planejamento e ações estratégicas para as filiadas da Central Cresol Sicoper para o ano de 2019, contando ainda com a presença de Denise Maidanchen, da Quanta Previdência Privada.Por fim, o último painel abordou o tema “Mercado de seguros e a estratégia do mesmo para o cooperativismo de crédito”, sendopresidido por Tadeu Vieira, da MAPFRE Seguros.

O Diretor-presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, pondera que esses eventos visam fortalecer a intercooperação, qualificar o quadro de dirigentes e funcionários, refletir sobre a conjuntura e planejar o futuro, mas mantendo o foco no cooperado para garantir os diferenciais enquanto Cresol. Já o Diretor-Presidente da Cresol Sicoper, José Silva, salienta que o evento foi finalizado com sucesso. “Atingimos nosso objetivo de reunir os dirigentes e contar com a presença dos palestrantes, que abordaram importantes temas, contribuindo com as reflexões. Nos sentimos realizados e daqui tiramos perspectivas de como devemos seguir neste ano que se aproxima, recarregando nossas energias para este caminho que vamos percorrer. Temos grandes desafios e acreditando na capacidade e no profissionalismo da nossa equipe, vamos superá-los com comprometimento, revertendo em resultados econômicos eno sucesso de todo Sistema”, finaliza Silva.

 

  • Autor: Assessoria de Imprensa da Cresol Sicoper
  • Imagens: Assessoria de Imprensa da Cresol Sicoper

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!


Todas imagens