Agora: Canta Comunidade Com: Dirceu Lazzarotto e Antoninho Cadore Agora: Canta Comunidade Com: Dirceu Lazzarotto e Antoninho Cadore

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Campus de Erechim realizaram visita técnica

Data da Noticia 22/10/2018

          No dia 01 de outubro, os acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Campus de Erechim realizaram uma Visita Técnica à Cencerros Móveis Rústicos de Gaurama. A visita fez parte de uma grande programação do 3º CONIGTI (Congresso Internacional de Gestão Tecnologia e Inovação) realizado anualmente pela instituição. Além da visita à Fábrica de Móveis, o evento conta com uma série de programações como: Oficinas, Minicursos, Visitas Técnicas, Palestras, Mostra de Trabalhos, Publicações de Artigos, Apresentações Culturais, etc...

          Na fábrica os alunos foram recebidos pelos sócios proprietários Roberto Luís De Marco e Natalício Everton Zazeka, que mostraram aos alunos o passo a passo da fabricação, desde a compra da madeira, sua fabricação, o acabamento, até o resultado final, o móvel pronto para a venda.

          A visita começou pelos depósitos de madeiras e objetos antigos, lá Roberto explicou que tudo inicia com a compra de casas ou galpões muito antigos, onde as madeiras já permaneceram expostas ao sol e chuva por décadas. Sua equipe vai até o local e realiza a desmontagem dessa casa, chegando à fábrica é hora de classificar a madeira conforme seu estado de conservação, aspecto e tamanho.

          Depois a madeira segue para a área de fabricação, onde é cerrada, lixada e tratada, mesmo possuindo equipamentos adequados para o trabalho, uma grande parte desse processo é feita manualmente, uma vez que as tábuas possuem diversos pregos enferrujados, que se quebram e permanecem dentro da madeira, podendo assim danificar as máquinas que são utilizadas no processo de fabricação.

           Segundo Roberto a fabricação e montagem dos móveis acontecem de acordo com os pedidos de clientes e projetos solicitados por arquitetos, além da fabricação para compor o showroom da loja, onde é possível encontrar algumas peças únicas e também materiais que compõem a linha da fábrica. Mas apesar de possuir uma linhagem fixa de móveis, dificilmente podem-se encontrar dois parecidos, já que as madeiras antigas possuem elementos capazes de tornar cada móvel único.

          Durante a parte final da visita os alunos foram instigados sobre a valorização dos produtos rústicos na nossa região, uma vez que a venda e apreço destes ocorre mais na região sudeste do país. Os alunos disseram que acreditam que isso ocorra devido ao fato de encontrarmos esses materiais com facilidade na nossa região, e por procurarmos por coisas novas para nossos projetos. O que acontece de certa forma de maneira contrária na região sudeste, pelo fato de não encontrar esses materiais tão facilmente. 

          A visita possibilitou aos graduandos e futuros arquitetos uma grande experiência sobre empreendedorismo, inovação e criatividade, que certamente auxiliará os alunos em várias disciplinas, assim como na carreira profissional futuramente.



Todas imagens
  • Autor: Mateus A. Kowalski
  • Imagens: Mateus A. Kowalski

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!