Agora: Expresso Bandas Com: Agora: Expresso Bandas Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Cursos técnicos do Colégio Haidée são suspensos pelo governo do Estado

Data da Noticia 11/02/2019
Há uma semana do inicio das aulas e com as inscrições feitas, alunos e professores foram pegos de surpresa .

Dois cursos técnicos realizados pelo Senai em parceria com o governo do Estado no Colégio Haidée foram cancelados. Mais de 100 estudantes já estavam inscritos e vão iniciar o ano letivo sem as aulas. Três prédios com mais de seis salas de aula e três laboratórios práticos ficarão parados.

Salas de aulas vazias. Prédios estruturados e alunos inscritos. Mas os cursos cancelados. Esta é a realidade de dois cursos técnicos de Mecânica e Eletrotécnica que eram realizados no Colégio Haidée Tedesco Reali, em Erechim. Os cursos eram proporcionados por uma parceria entre Senai e Governo do Estado.

O problema é que o edital até foi aberto no período das inscrições, sendo que entre outubro e novembro de 2018 o diretor da Escola Haidee teria finalizado todas as vagas para as quatro turmas, mais de 100 alunos já estavam inscritos, e a lista contava até com fila de espera. Mas os cursos foram suspenso no inicio deste mês e as inscrições bloqueadas. ”Sinceramente estamos bastante surpresos, porque não havia nenhum tipo de preocupação em relação a isso. Ninguém nunca pensou que cursos tão essenciais fossem bloqueados pelo governo. Juntamente com a Prefeitura, Câmara de Vereadores, empresários a escola e os próprios alunos vamos tentar resolver essa situação que tem nos gerado muita dor de cabeça. Mas não podemos deixar a estrutura toda da escola parada. Os materiais pegando pó. É conhecimento perdido. Precisamos garantir este ensino.”, disse, o diretor do colégio, Darlan da Rocha.

Em contato com a assessoria de imprensa do Senai a informação foi de que com a inauguração da escola do Senai-RS em Erechim e a oferta de mais cursos na cidade,  o convênio com o Colégio Estadual Haidée foi cancelado. No ano passado, a escola ofertou os cursos, tendo o Senai-RS emprestado suas instalações para que os alunos pudessem ser capacitados. O cancelamento dos cursos, portanto, não passaria pelo Senai-RS, que segue ofertando os cursos em sua escola. Nós não conseguimos contato com a secretaria de Educação do Estado para maiores esclarecimentos do assunto.

Mas boa notícia é que o poder Legislativo de Erechim já está tomando algumas providências para tentar rever a situação. O atual presidente, Alderi Oldra, que também é coordenador pedagógico da Escola Haidée disse que a situação será revertida e que espera uma compreensão do Estado. ”Os cursos vão ter que sair de qualquer jeito. Estamos tentando de todas as maneiras uma agenda na capital do Estado para levarmos a situação adiante. No que depender do nosso esforço os alunos não sairão prejudicados”, disse.



Todas imagens
  • Autor: Paloma Mocellin/Atmosfera On.line
  • Imagens: Atmosfera On.Line

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!