Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Cursos técnicos do Haideé: Boas notícias para Erechim

Data da Noticia 12/02/2019

Na sexta-feira (8) foi comentado em entrevista na Rádio Cultura a questão da indefinição com relação a liberação dos cursos técnicos da Escola Haideé Tedesco Reali. Naquele momento buscava-se agenda com o governador do Estado, Eduardo Leite, para resolver a questão. Mas na manhã desta terça-feira (12), direto de Porto Alegre, o vereador e coordenador pedagógico do Haideé, Alderi Oldra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Altemir Barp, acompanhados do vereador Emerson Schelski e diretor do colégio, Darlan da Rocha,  trouxeram boas notícias para população de Erechim. Após a intervenção direta do prefeito Luiz Francisco Schmidt junto ao Governador e em reunião com o secretário de Educação do Estado, Faisal Karam, foram prestados esclarecimentos e os cursos liberados, sendo possível fazer a matrícula.

Conheça o caso:

Em entrevista à Rádio Cultura na manhã de sexta-feira (8), o coordenador pedagógico e vereador Oldra, expôs a população a angústia que a Escola Haideé estava enfrentado.

Desde o final do ano de 2017 existe um trabalho com o apoio de várias instituições para viabilizar os cursos técnicos de Eletrotécnica, Mecânica e Contabilidade. Em novembro de 2018 saiu o edital, foram realizadas as seleções e inclusive os alunos já estão matriculados, ao todo são mais de 120 estudantes para as novas turmas deste ano. Mas para a surpresa de todos, nesta semana a escola foi informada que as turmas não seriam autorizadas pelo Governo do Estado.

Oldra disse na ocasião que não haviam motivos para os cursos não serem liberados. “Estamos buscando agenda com o Governo do Estado para saber o que está acontecendo, foi feito um edital e seleções, não podem fechar esses cursos tão importantes e que tem tanta  procura em nossa cidade”. Até o momento, não havia sido compartilhado com os pais a situação que envolve os primeiros anos. Em reunião durante a semana foi explicado que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) não atende mais o Haidée e, os cursos serão desenvolvidos na estrutura da própria escola.

Diante dos fatos Schmidt disse que a administração municipal estava intervindo na situação para que seja resolvida, “estamos a três dias tentando marcar agenda com o secretário de Educação do Estado, Faisal Karam. Esses cursos são muito importantes para nossa cidade e vamos resolver a situação com ou sem este secretário”. O secretário Karam não está atendendo a solicitação de agenda para tratar do assunto em questão e isso tem causado revolta. O Prefeito buscou auxílio com o próprio governador Eduardo Leite, para que a situação seja resolvida.



Todas imagens
  • Autor: Redação Jornal Boa Vista
  • Imagens: Atmosfera On.Line

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!