Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

David Bowie morre após batalha de 18 meses contra o câncer

Data da Noticia 11/01/2016
Seu último álbum, "Blackstar", foi lançado na última sexta-feira, junto com o aniversário de 69 anos do músico

O lendário cantor David Bowie morreu, aos 69 anos, após enfrentar secretamente por 18 meses uma luta contra o câncer. O astro, que lançou o álbum Blackstar na última sexta-feira, ficou mundialmente conhecido como o criador do "glam rock" e um dos mais bem-sucedidos artistas do século XX. Apelidado de Cameleão do Rock pela capacidade de sempre se renovar.

A morte foi confirmada na manhã desta segunda-feira pela página oficial do músico no Facebook. "David Bowie morreu hoje em paz, cercado por seus amigos e família, após uma corajosa luta de 18 meses contra o câncer", informou a postagem.

O artista comemorou seu aniversário de 69 anos na última sexta-feira, dia 8, com o lançamento do álbum Blackstar,  apesar de Bowie raramente fazer shows ou ser visto em públicos nos últimos meses. O disco vinha recebendo críticas positivas.

O filho de Bowie, Duncan Jones, diretor cinematográfico também conhecido como Zowie Bowie, confirmou a notícia, escrevendo no Twitter que sentia muito ao dizer, "mas que é verdade" a notícia da morte do pai.  Jones  disse ainda que ficará off-line por um tempo. 

Outras estrelas prestaram seus tributos ao cantor britânico – a vocalista da banda Sonic Youth, Kim Gordon, twitou: "Tão triste ouvir sobre a morte de David Bowie".

Apesar de ter se mantido afastado dos holofotes no últimos anos, Bowie não deu nenhuma sugestão de que estava gravemente doente antes do anúncio de sua morte nesta segunda-feira.

A vida e a carreira

David Bowie nasceu em Brixton, no sul de Londres, em 8 de janeiro de 1947. Foi batizado como David Jones, nome que o músico mudou 19 anos mais tarde, devido ao êxito alcançado por um outro David Jones – o dos Monkees. No ano seguinte, lançou o primeiro disco: David Bowie. 

A discografia viria a ser longa: 26 álbuns de estúdio (dois dos quais com os Tin Machine), nove álbuns ao vivo e três bandas sonoras, além de diversos EPs e mais de uma centena de singles. 

Space Oddity (1969) e The Man Who Sold the World (1970),  que as gerações mais novas conheceram na voz de Kurt Cobain, abriram caminho para o sucesso que foi Hunky Dory (1971), o seu primeiro álbum de platina no Reino Unido.

Em 1972, durante a era glam rock, criou com um alter ego extravagante e andrógino chamado Ziggy Stardust, sustentado pelo sucesso de Starman e do aclamado álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. 

No ano seguinte, o disco Aladdin Sane levou Ziggy aos EUA. A vida curta do personagem revelaria apenas uma das muitas facetas de uma carreira marcada pela reinvenção contínua, pela inovação musical e pela apresentação visual. Em 1974, o álbum Diamond Dogs previa, com seu som e sua temática caótica, a revolução punk que surgiria anos depois. 

David Bowie divulga música inédita que está em abertura de minissérie

Em 1975, Bowie finalmente conseguiu seu primeiro grande sucesso em território americano com a canção Fame, em co-autoria com John Lennon, do álbumYoung Americans. O som constitui uma mudança radical no estilo que, inicialmente, alienou muitos de seus devotos no Reino Unido. Nessa etapa, a carreira musical de Bowie se renovou e seguiu novos rumos. 

Após a criação de uma nova personagem, Thin White Duke, apresentada no aclamado Station to Station (1976), que traz um Bowie interessado em misticismo, Cabala e Nazismo, ele confundiu as expectativas de seu público americano e de sua gravadora com a produção do minimalista Low (1977) —a primeira das três colaborações com Brian Eno durante os próximos dois anos. A chamada Trilogia de Berlim (com Heroes e Lodger) trouxe álbuns introspectivos que lograram o topo nas paradas britânicas e que ganharam admiração crítica duradoura. 

Seguindo o sucesso comercial irregular no final dos anos 70, a canção Ashes to Ashes do álbum de 1980 Scary Monsters (and Super Creeps) alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e lançou bases para um novo movimento chamado New Romanticism. No ano seguinte, junto à banda Queen, escreveu e cantou a canção Under Pressure e em seguida atingiu novo pico comercial com o álbum Let's Dance (1983), que rendeu sucessos com a canção homônima e o fez cativar nova audiência. 

Primeiro disco de David Bowie em 10 anos, "The Next Day" é o trabalho de um provocador incorrigível  

Ao longo dos anos 1990 e 2000, Bowie continuou a experimentar novos estilos musicais, incluindo os gêneros industrial, drum and bass, e adult contemporary. Seu último álbum de inéditas foi por muito tempo Reality, uma mistura de melancolia e humor, suportado pela A Reality Tour de 2003–2004. Após um período de quase 10 anos em hiato, anuncia The Next Day pelo Facebook e pelo seu novo site. Seu novo álbum (The Next Day), está com três indicações ao Grammy (Melhor performance de rock 'Stars Are Out Tonight), Melhor Conteúdo Extra (The Next Day Extra) e melhor álbum de rock.

Às véspera de lançar Blackstar, seu 25º álbum de estúdio, apresentou o vídeo musical do tema Lazarus, um inquietante clipe de quatro minutos de duração no qual Bowie aparece com os olhos vendados, levitando na cama de um hospital psiquiátrico. 



Todas imagens
  • Autor: Zero Hora
  • Imagens: Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!