Agora: Romance Com: Jacili Santos Agora: Romance Com: Jacili Santos

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Denúncia contra Temer vai a votação na Câmara nesta quarta-feira.

Data da Noticia 02/08/2017
Movimentações de bastidores tentam garantir quórum para definir admissibilidade do processo.

A Câmara dos Deputados começar às 9h desta quarta-feira a decidir o futuro do presidente Michel Temer, que é acusado de corrupção passiva nas investigações decorrentes da delação do empresário Joesley Batista, do grupo J&F, que controla o frigorífico JBS. O Plenário precisa de pelo menos 342 dos 513 deputados presentes para abrir a votação sobre a admissibilidade do processo contra Temer.

Conforme a Constituição, um eventual processo contra o presidente da República no Supremo Tribunal Federal (STF), por crime comum, só pode ser aberto com aval de 2/3 dos deputados (342 do total de 513). O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, decidiu então adotar este critério para evitar questionamentos futuros na Justiça. A exemplo do que aconteceu no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a votação será nominal e aberta (no microfone). Para que a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) siga adiante, são necessários 342 votos contrários ao parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que livra Temer da denúncia.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acusa Temer de corrupção passiva com base na gravação que Joesley fez de uma conversa com o presidente em março, no Palácio do Jaburu, que gerou a denúncia. O presidente nega ter cometido ilegalidades e sua defesa deve repetir os argumentos apresentados à CCJ de que não há provas e que a denúncia se baseia em ilações dos procuradores.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Alan Santos / PR / CP

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!