Agora: Preferência Musical Com: Agora: Preferência Musical Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Deputados aumentam de quatro para cinco anos os mandatos políticos

Data da Noticia 12/06/2015

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, o aumento da duração dos mandatos políticos dos atuais quatro para cinco anos. Vale lembrar que, no final de maio, os deputados federais já haviam votado o fim da reeleição para cargos dos poderes Executivo e Legislativo como os de presidente da República, governadores e prefeitos.

Com a nova medida, que faz parte do pacote da reforma política, em discussão no Congresso Nacional, nas eleições de 2018, os mandatos dos deputados federais, distritais e estaduais; do presidente da República e governadores vão ser de quatro anos. Em 2022, passa a valer o mandato de cinco anos.

Já os senadores eleitos nas próximas eleições, vão ter nove anos de mandato para que, em 2027, as eleições possam ser realizadas para todos, em um único ano. Além disso, os prefeitos e vereadores eleitos em 2016 vão ter mandato de quatro e, a partir de 2020, de cinco anos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do PMDB, do Rio de Janeiro, explica que as alterações nos mandatos dos parlamentares, como o aumento para nove anos para senadores são para ajustar o calendário eleitoral e, que a mudança não deve causar problemas para a Democracia brasileira.  

Já o líder do PPS, deputado Federal, Rubens Bueno, do Paraná, criticou a aprovação do projeto. Para ele, a sociedade vai desaprovar o aumento do mandato dos senadores, mesmo se for por apenas um ciclo eleitoral. "Quando o Parlamento faz uma lei que beneficia os próprios parlamentares, o resultado na sociedade é o pior possível. E com razão. A bancada do PPS reafirmou, mais uma vez a sua posição, a favor do mandato de quatro anos, e para o Executivo, sem o direito à reeleição." ressalta o deputado.

Além do aumento do tempo dos mandatos políticos de quatro para cinco anos, os deputados Federais rejeitaram a coincidência entre as eleições gerais e municipais, e mantiveram o voto obrigatório.



Todas imagens
  • Autor: Rádio Sananduva
  • Imagens: Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!