Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo ocorre neste sábado

Data da Noticia 17/08/2018
Postos de saúde de todo o estado estarão abertos para a vacinação de crianças entre um ano e cinco anos de idade.

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo ocontece neste sábado (18). Em todo o estado mais de 1,8 mil postos de vacinação estarão abertos para atender as mais de 538 mil crianças entre um ano e cinco anos de idade.

Mesmo quem já tenha sido vacinado contra a pólio ou sarampo deve ter a situação vacinal analisada. Por isso, pais e responsáveis devem levar ao posto a caderneta de vacinação das crianças e o cartão SUS.

No dia D, somente estarão disponíveis nas unidades de saúde as duas vacinas da campanha – contra poliomielite e a tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A campanha de vacinação será realizada até o dia 31 de agosto.

O Rio Grande do Sul teve 13 casos de sarampo confirmados neste ano, conforme informou a Secretaria Estadual da Saúde. A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, está erradicada do Brasil desde 1994.

Meta

A intenção do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das crianças na faixa etária indicada. No Rio Grande do Sul, desde o início da campanha, mais de 100 mil doses foram aplicadas contra a pólio e 99 mil contra o sarampo. Os números representam, respectivamente, 19,1% e 18,9% de cobertura.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até esta quinta-feira (16), a cobertura no país é de 9,3% para poliomielite e 9,1% para sarampo.



Todas imagens
  • Autor: G1/RS
  • Imagens: Leandro Osório/Palácio Piratini

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!