Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Dia do Agricultor promove reflexão sobre a importância do homem no campo

Data da Noticia 29/07/2019
SUTRAF-AU realizou diversas ações em comemoração e análise do panorama atual da agricultura familiar.

Os dias começam cedo, o trabalho é árduo, muitas vezes as férias e os finais de semana não fazem parte do calendário. A dedicação em preparar a terra para o plantio e colheita, faz com que a rotina seja exaustiva, além disso, há ainda a preocupação com o tempo, com as pragas, o custo de produção e o financiamento da colheita. A vida do agricultor familiar não é fácil e ele busca resolver os problemas com trabalho duro e dedicação.  Por esse motivo, que é celebrado em 28 de julho o Dia do Agricultor. Data que visa valorizar o trabalho desse profissional tão importante para sociedade.

O Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai - SUTRAF-AU, visando comemorar a data e promover a reflexão sobre a importância do homem no campo, promoveu ao longo dos últimos dias comemorações em diversos municípios.

De acordo com o coordenador geral do SUTRAF-AU, Douglas Cenci, mais que celebrar, o momento atual é de luta, pela manutenção dos 

direitos e pela valorização da categoria. “Por muitos anos usamos a data para comemorar os avanços, mas estamos em um momento de muitas preocupações, a questão da pensão nos faz continuar na luta”, disse.

Além da aposentadoria, Cenci destaca que programas relacionados a habitação e o financiamento da produção são questões que tiveram retrocesso e que vão sofrer impactos no campo. “Antes existiam um conjunto de políticas públicas que permitiam que a agricultura familiar pudesse sobreviver e se desenvolver, produzindo alimentos, mas que infelizmente no contexto atual estão sendo extintas”, lamentou Cenci.

O alerta do SUTRAF-AU é que diante do panorama atual, as políticas acabam desestimulando que os jovens permanecem trabalhando com agricultura. “O cenário é conturbado, então estamos trabalhando para que isso se reverta e temos esperança que isso possa mudar e que a sociedade e os governos entendam a importância da agricultura familiar e do agricultor na produção de alimentos”, finalizou.



Todas imagens
  • Autor: Comunica SUTRAF-AU
  • Imagens: Comunica SUTRAF-AU

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!