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DICAS DE SEGURANÇA CONTRA GOLPES ONLINE

Data da Noticia 30/01/2019
Poder Judiciário - Tribunal de Justiça - Núcleo de Inteligência, do RS, elabora dicas para prevenir golpes online.

Considerando a popularidade da internet nos dias atuais, não é de se estranhar a quantidade de golpes praticados em diversos serviços, aplicativos e plataformas digitais. Isso acaba sendo mais evidente em aplicativos ou redes sociais. Além das inúmeras fake news (notícias falsas), você recebe mensagens com anexos ou links estranhos que podem levar a vírus (programa malicioso que se espalha através de arquivos infectados), malwares (programas projetados para se infiltrar em um dispositivo como computador, smartphone, tablet, etc.. e executar funções sem o consentimento do usuário) ou golpes de quem quer saber suas informações pessoais.

PLATAFORMAS MAIS COMUNS ONDE OCORREM CRIMES VIRTUAIS

Aplicativos maliciosos: Com a consagração dos smartphones, vários aplicativos são desenvolvidos especialmente para o roubo de dados em celulares;

Lojas virtuais falsas: As compras realizadas através da internet estão cada vez maiores, em virtude disso, muitos criminosos do ramo acabam criando ofertas falsas, com preços tentadores de produtos que costumam ser o sonho de consumo de muita gente;

Hotéis: Grande parte das pessoas que viajam costuma fazer as reservas de hotéis de forma online. Sabendo disso, os criminosos se aproveitam da situação para enviar e-mails falsos para os usuários solicitando que seja preenchido um formulário, assim, os criminosos conseguem várias informações sobre os usuários, incluindo dados bancários;

Redes sociais: Para quem imagina que está imune a qualquer crime virtual ou que esse tipo de modalidade de ato só acontece com pessoas altamente despreparadas, saiba que pode estar enganado. Ao clicar em qualquer link malicioso ou mesmo dispor muitas informações pessoais nas redes sociais, poderá se tornar mais uma vítima de tais crimes.

Além disso, com o grande número de usuários nas redes sociais, muitas interações acabam sendo considerados crimes. Muitas pessoas acabam utilizando as redes sociais para cometer algum delito, esquecendo que no local também existem regras e punições.

CRIMES QUE COSTUMAM SER PRATICADOS NAS REDES SOCIAIS

   Calúnia: Inventar histórias falsas sobre alguém;

   Insultos: Falar mal ou mesmo insultar uma pessoa;

   Difamação: Associar uma pessoa a um acontecimento que possa denegrir a sua imagem;

   Divulgação de material confidencial: Revelar segredos de terceiros, bem como materiais íntimos, como fotos e documentos;

   Ato obsceno: Disponibilizar algum ato que ofenda os terceiros;

   Apologia ao crime: Criar comunidades que ensinem a burlar normas ou mesmo que divulguem atos ilícitos já realizados;

   Perfil falso: Criar uma falsa identidade nas redes sociais;

   Preconceito ou discriminação: Fazer comentários nas redes sociais, fóruns, chats, e-mails, e outros, de forma negativa sobre religião, etnias, raças, etc;

   Pedofilia: Troca de informações e imagens de crianças ou adolescentes.

CONFIRA ALGUNS GOLPES OCORRIDOS NO ESTADO

Ataque por ransomware: O ransomware consiste na ação de um cracker (indivíduo que quebra e invade sistemas de segurança para obter vantagens pessoais) que criptografa (armazena e codifica) todos os dados que constam em um equipamento, seja um computador ou vários em rede. Absolutamente tudo o que está armazenado se torna inacessível. A vítima pode imaginar, no princípio, que se trata de simples problema técnico. Mas logo surge um link ou uma caixa de bate-papo virtual. Por trás de um avatar, o criminoso anuncia a criptografia dos dados e exige um pagamento de resgate em bitcoins (moeda digital não regulada).

Golpe Nigeriano: Pessoas pedem amizade no facebook e, depois, puxam assunto no messenger. Geralmente o golpista diz que é soldado dos Estados Unidos com base no Afeganistão. Quando a relação virtual chega a determinado nível, o golpista afirma que quer vir ao Brasil conhecer o interlocutor, mas alega não ter dinheiro. Logo depois, passa a pedir remessas.

Golpe do envelope vazio: Ocorre em sites de vendas de produtos como OLX e Mercado Livre. O estelionatário, neste caso, se passa por comprador do produto anunciado. Ao acertar uma aquisição, o golpista vai ao banco para simular a transferência bancária ao vendedor. Preenche o envelope com o valor combinado, mas o insere na máquina sem nada dentro. O caixa eletrônico emite um comprovante provisório de depósito, antes da verificação por um funcionário e compensação do dinheiro na conta. Depois do depósito falso, o estelionatário pressiona para que o vendedor mande o produto pelo correio.

Sites falsos: Sites falsos têm, entre as suas estratégias, promover anúncios no facebook. O usuário, ao clicar, é redirecionado a uma página fake que se passa por loja virtual de grandes marcas, desde produtos eletrodomésticos, telefones e veículos.

A vítima faz uma compra no site falso, recebe um boleto bancário, confirma o pagamento e jamais recebe mercadoria alguma.

Aviso Prévio: O usuário recebe um e-mail com o título “Aviso Prévio”, geralmente em sua conta corporativa, sendo que neste está contido um link que redireciona para um site que busca a validação das contas do login dos usuários. Normalmente esses sites “se parecem” com os portais corporativos de acesso ou portais de acesso à e-mails de empresas às quais são direcionados os ataques. Ao inserir os dados nesses sites, o login e senha do usuário são capturados.

DICAS PARA PREVENIR ESSES TIPOS DE GOLPES

Evite clicar em links: O simples fato de se clicar em um link desconhecido, geralmente recebido através de um e-mail, já pode dar uma brecha para alguém que queira invadir o seu dispositivo ou conseguir suas informações. Isso também poderá iniciar downloads indesejados ou até travar o seu navegador no computador ou smartphone. Mensagens com esses tipos de links também podem ser enviadas em qualquer plataforma ou rede social, então você precisa estar atento no que clica.

No geral, os golpes aplicados em aplicativos de troca de mensagens (WhatsApp), envolvem links que prometem promoções, descontos, oportunidades únicas ou até ameaças de que você vai perder algo se não clicar. Também é comum que golpistas se passem por certas companhias, como o facebook, paypal ou até bancos para te forçar a clicar em algo.

Se receber alguma mensagem desse tipo, verifique quem mandou a mensagem. Se for de uma aparente empresa, pesquise para saber se a tal mensagem é comum ou se é golpe conhecido.

Não dê atenção a correntes: Correntes podem ser uma maneira muito eficiente de espalhar golpes. Um bom exemplo são as mensagens que falam que você vai ganhar algo se clicar em uma determinada imagem (geralmente um banner contendo um link que irá redirecionar para um site com conteúdo malicioso e baixar algum programa para o seu dispositivo), ou link e compartilhar a mensagem com seus contatos. Empresas só fazem esse tipo de promoção em seus sites ou redes sociais oficiais e não através de mensagens privadas.

Por isso, não compartilhe correntes desse tipo, mesmo se o prêmio prometido parecer muito bom. Outra boa dica é avisar desse perigo, àqueles que já compartilharam a mensagem, afinal, suas informações podem estar em risco.

Não baixe arquivos: Também é possível que você veja mensagens mencionando um aplicativo novo e exclusivo, que você só pode conseguir em um link enviado pela pessoa. Você só estará perto de instalar um malware em seu computador ou smartphone ao fazer isso.

Não acredite em promoções: Outra tática comum envolve as mensagens que prometem promoções especiais que você pode participar. Isso pode acontecer em qualquer plataforma e geralmente pede que você baixe algo ou clique em algum link.

Hoje em dia nenhuma empresa faz esse tipo coisa fora de seus canais oficiais de comunicação. Por isso, basta ir até a rede social ou site da companhia para saber se a promoção é falsa.

Entre em contato com a empresa: O tópico anterior nos leva a um ponto muito importante. Se está em dúvida se uma promoção, oportunidade ou mensagem de uma companhia é real ou não, basta entrar em contato com eles.

Atualmente é muito fácil fazer isso nas redes sociais oficiais dessas companhias e eles costumam responder rapidamente. Vale mais a pena perder alguns minutos com isso do que acreditar em qualquer mensagem que venha a receber.

Não dê informações pessoais: Com o crescente número de usuários web há cada vez mais espertalhões tentando tirar proveito da situação para roubar alguma informação. Os meios mais comuns para isso é através do phishing (conversas ou mensagens falsas com links fraudulentos), spam (mensagens enviadas sem o consentimento do usuário) e malwares (softwares maliciosos instalados sem permissão do usuário, como vírus).

Outro fator importante é que se deve evitar dar informações pessoais através de redes sociais. Isso se aplica bastante em outros casos que já mencionamos, como golpes prometendo promoções especiais ou cupons de desconto.

Fora isso, é comum ver pessoas mencionando seus nomes completos, onde trabalham, onde moram e muito mais para meros desconhecidos. Fique atento e seja o mais discreto possível quando estiver conversando com alguém que não conheça tão bem através de redes sociais ou plataformas digitais.

 

Não responda pessoas desconhecidas: É comum receber mensagens de pessoas completamente desconhecidas por redes sociais ou aplicativo de troca de mensagens. Isso não significa que você deve respondê-los, especialmente se a pessoa não se identificar logo de início.

Se receber arquivos, fotos ou vídeos de um número que não conhece, também sugerimos que não clique em nada. Também é comum ver pessoas se passando por conhecidos. Fique sempre desconfiado nesses casos.

Sempre verifique o remetente: Não importa a situação, aplicativo ou plataforma, você sempre deve verificar quem te enviou mensagens ou arquivos. Essa é uma das formas mais simples e rápidas de evitar golpes.

A maioria das empresas nunca vai te contatar por redes sociais de maneira privada, por exemplo. Companhias também não enviam mensagens pedindo que você envie dados ou que confirme informações, algo comum em golpes por e-mail.

Fora isso, empresas sempre terão um endereço de e-mail oficial. Então fica fácil de pesquisar e saber se o remetente é falso ou verdadeiro. Isso vale mesmo se o e-mail parecer legítimo, já que muita gente compra domínios especificamente para imitar endereços reais.

Nunca forneça seus dados por e-mail

Geralmente grandes companhias, bancos ou sites de compras não pedem para fornecer dados pessoais ou bancários por e-mail. Eles também não enviam mensagens com erros de português ou anexos suspeitos. Portanto, ao receber e-mails com essas solicitações, desconfie. Até os e-mails que trazem um URL, que parece ser legítimo, devem ser analisados, pois, ao clicar no link, o usuário pode ser levado a um site falso criado para roubar suas informações. Mande direto para o Spam.

Cuidado ao digitar senhas e dados bancários em computadores públicos: Parece óbvio, mas é bom lembrar: digitar senhas e códigos de cartões de crédito em computadores públicos - como os de bibliotecas, hotéis, cafés e escolas - pode deixá-los vulneráveis. Isso porque não há garantia de que essas máquinas estejam livres de programas espiões que podem roubar seus dados. Wi-Fi pública também não é um lugar apropriado: suas informações podem ser mais facilmente acessadas por outros usuários da mesma rede.

 

 

Atualize seu computador para prevenir a existência de vírus: Mantenha também o seu computador sempre seguro: atualize o antivírus, firewall e anti-spam. Para manter seu computador e smartphone livres de vírus, busque sempre atualizar o sistema operacional, fazer backups constantes, utilizar um antivírus potente e um navegador web com segurança adicional (serviços de bloqueio de URL maliciosos).

Observe os sites antes de acessá-los: Dê preferência a sites confiáveis e que tenham o selo de segurança. Sites seguros possuem secure sockets layer (SSL), tecnologia de segurança que busca a proteção dos seus dados. Analise se a página que você está acessando possui SSL procurando por https:// (em vez de apenas http://) no endereço. Além disso, quando o site é seguro, o ícone de um cadeado fechado é exibido, geralmente ao lado do URL.

E SE TIVER CAÍDO EM ALGUM GOLPE DA INTERNET?

Geralmente as fraudes tem como objetivo pegar os dados de seu cartão, conta bancária e/ou lhe pedir para pagar algo.

Se tiver informado os dados de seu cartão de crédito, recomendamos que ligue imediatamente para a operadora do seu cartão, explique sua situação, cancele e peça outro. E, caso tenha fornecido os dados de sua conta bancária, recomendamos que converse com o gerente de seu banco e veja o que ele te aconselha a fazer. Acreditamos que mudar a senha já resolva seu problema.

Caso o usuário tenha clicado no link e/ou informado os dados pessoais, sofrendo algum tipo de bloqueio, entre imediatamente em contato com a Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJRS através da Central de Atendimento, pelo telefone 3210-7565.

Telefones úteis:

Base do NIJ: 51-32106045

Plantão do NIJ: 51-997141177

 

Porto Alegre, 30 de janeiro de 2019

NIJ



Todas imagens
  • Autor: Poder Judiciário do RS
  • Imagens: Divulgação/Internet

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