Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Educação construtiva

Data da Noticia 24/08/2016
Um novo olhar sobre o ensino no Brasil

A definição da nova Base Comum Curricular da educação básica no Brasil, processo ainda em andamento, acirra as discussões sobre o modelo brasileiro de ensino; não apenas no que tange o currículo em si, mas também a metodologia adotada.

Mas antes de dissertarmos sobre o tema, busquemos a melhor definição para Base Curricular. É esta a relação de disciplinas e do conteúdo que deve ser aplicado nas escolas públicas de todo o país, ressalvados os temas culturais próprios de cada região, como a Semana Farroupilha no RS.

No entanto, a questão vital do ensino não está centrada no conteúdo aplicado e sim na forma como o é. E é nesse ponto que surge a defesa do Construtivismo como método de maior eficiência na formação de indivíduos críticos e criativos, capazes de interpretar e solucionar situações-problema.

Desde os primórdios da educação formal no Brasil, o ensino se baseava na simples transmissão horizontal do conhecimento, retido em conteúdos pré-estabelecidos e imutáveis, que deveriam ser aplicados de forma “sistemática” e contínua. Nesse contexto, o educando passa a ser um mero receptor e repetidor de informações, sujeito passivo no processo de ensino/aprendizagem.

Paulo Freire (2001), diz que o ensino ideal é aquele no qual o educando assume papel ativo no processo de sua própria aprendizagem, moldando e interferindo no conteúdo, ao qual incorpora seu próprio conteúdo (contexto social, experiências e ideologias). Para ele, é imprescindível que o aluno seja, de certa forma, considerado como parte prioritária do processo educativo; sendo ao mesmo tempo educando e educador, de si e dos demais que com ele compartilham um espaço de aprendizagem.

A educação deve ter como foco a formação de cidadãos críticos e formadores de opinião; a fim de que sejam sujeitos ativos na definição dos rumos da sociedade.



Todas imagens
  • Autor: Gerson Dickel
  • Imagens: Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!