Agora: Preferência Musical Com: Agora: Preferência Musical Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Educação no Campo será pauta de audiência em Erechim

Data da Noticia 12/08/2015

Educação no Campo será tema de audiência pública na próxima sexta-feira (14), em Erechim. A atividade é organizada pela Subcomissão de Educação no Campo e Pedagogia da Alternância da Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado estadual Altemir Tortelli (PT). O evento está programado para as 9h, na Câmara de Vereadores do município (Rua Comandante Salomoni, 21).

Prefeitos, secretários municipais de Educação, deputados, representantes de universidades, da Secretaria Estadual da Educação, entidades, sindicatos e lideranças da agricultura familiar da região do Alto Uruguai estão sendo convidados para a audiência. O objetivo é promover um amplo debate, junto à sociedade, sobre a importância de uma política educacional específica para o campo.

“A educação no campo deve ser tratada como um instrumento de fortalecimento da agricultura familiar, que estimule a permanência de jovens no meio rural, a redução do êxodo e a construção de um projeto de desenvolvimento sustentável e solidário”, explica Tortelli. Conforme o parlamentar, “o futuro da agricultura familiar depende de um modelo educacional que dialogue com a realidade do campo, e não que seduza os jovens a saírem de suas propriedades para tentar a vida nos centros urbanos”.

Sobre a Pedagogia da Alternância, Tortelli considera que essa metodologia de ensino é a ideal para a Educação no Campo, pois combina períodos de ensino em sala de aula e de aprendizagem com a produção rural. “Esse modelo permite o desenvolvimento de métodos e práticas educativas que contemplam peculiaridades históricas e culturais, tratando de forma coerente o conhecimento científico e empírico, de modo a proporcionar a construção do conhecimento e a formação integral e cidadã dos jovens agricultores”, explica.

A audiência também deverá buscar apoio para exigir a regulamentação por parte do Governo do Estado da Lei 14.278/2013, de autoria de Tortelli, que estabelece a ‘Política Estadual de Incentivo à Permanência de Jovens e Adultos no Meio Rural através da Qualificação da Oferta Educacional’.

Serviço

O quê: Audiência Pública da Subcomissão de Educação no Campo

Quando: sexta-feira, 14 de agosto

Horário: 9h

Local: Câmara de Vereadores de Erechim (Rua Comandante Salomoni, 21)



Todas imagens
  • Autor: Assessoria de Comunicação - Deputado Est
  • Imagens: Assessoria de Comunicação - Deputado Est

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!