Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Empresa anuncia pneu feito com óleo de soja.

Data da Noticia 08/09/2017
De acordo com o fabricante, o produto é totalmente renovável.

Um fabricante de pneus anunciou que vai começar fabricar pneus feitos com óleo de soja. A tecnologia foi desenvolvida a partir de uma parceria da Goodyear com a americana United Soybean (USB) - organização agrícola que supervisiona investimentos em um programa de pesquisa e promoção em nome de produtores de soja dos Estados Unidos - e, de acordo com a companhia, o material melhora o desempenho dos pneus em pavimentos secos e em condições de inverno, é neutro em carbono e totalmente renovável.

Ao usar o óleo de soja nos pneus, a empresa encontrou uma nova maneira de contribuir para que o composto de borracha fique mais flexível, mesmo em condições de mudança de temperatura, uma conquista de desempenho importante para preservar e melhorar a aderência dos veículos ao solo.

Testes mostram que a borracha feita com óleo de soja se mistura mais facilmente aos compostos reforçados com sílica, usados na composição de alguns pneus, o que melhora a eficiência na fabricação e reduz o consumo de energia.

O uso do óleo de soja para produzir pneus se soma às recentes inovações anunciadas pela empresa, como o como o uso de sílica derivada de cinzas de casca de arroz e a utilização de componentes como fibra de carbono e areia vulcânica.



Todas imagens
  • Autor: Globo Rural
  • Imagens: Thinkstock

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!