Agora: Preferência Musical Com: Agora: Preferência Musical Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Entidades e representantes do executivo e legislativo debatem sobre as propostas de mudanças na previdência social e acordam mobilização para dia 08 de março

Data da Noticia 20/02/2017

Aconteceu, hoje (20), na Câmara de Vereadores de Viadutos reunião com representantes de entidades, Poder Público Municipal e Câmara de Vereadores para tratar da organização da mobilização no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher.

O SUTRAF de Viadutos e a Cooperfamília, que foram os proponentes da reunião, iniciaram colocando aos presentes a importância da presença e do ato que está marcado para o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Dirceu Lazzarotto, coordenador do Sutraf e Juraci Tomicki, presidente da Cooperfamíla, destacaram o momento atual que estamos vivendo e especialmente as mudanças propostas na reforma da previdência e as consequências negativas que causarão nos municípios como Viadutos. Juraci lembrou que recentemente foi aprovada a PEC 55, onde congela os gastos com saúde e educação, o que vai dificultar ainda mais a vida dos trabalhadores rurais.

José Perachi, que já foi vice-prefeito, destacou as lutas da década de 1980 para que as conquistas como aposentadoria rural de homens e mulheres fossem incluídas na constituição de 1988. Segundo ele, estas conquistas estão ameaçadas  não vendo outra saída senão a união dos movimentos sociais, dos trabalhadores rurais e urbanos, da sociedade civil e dos representantes dos poderes para pressionar os deputados e senadores para que o projeto seja retirado de pauta e construído um novo debate.

João Ari Vieira, vereador do PT, também defendeu a união de todos para impedir estas mudanças que serão muito prejudiciais aos pequenos municípios. Destacou de forma prática e com base em números repassados por entidades dos agricultores, o que cada segurado rural vai deixar de receber se a idade mínima passar para 65 anos para homem e mulher.

Artêmio Volpi, vereador do PMDB e presidente da Câmara de Vereadores, se colocou contrário as mudanças propostas e também defendeu a união dos trabalhadores para pressionar pela retirada do projeto. Defendeu que se mexa em outras categorias que ganham altos salários e em aposentadorias especiais como as de governadores.

José Olkoski, vereador do PSDB, lembrou as dificuldades econômicas enfrentadas pelos governos e que mudanças deverão ser feitas, mas não as que estão sendo propostas e sugeriu que se mobilize os deputados para que não aprovem o que está sendo proposto e que o assunto seja melhor debatido com a sociedade.

Léia Hausen, representando a Emater, defendeu que se faça a mobilização dia 08 de março no município e que ela una todas as categorias, tanto da cidade como do campo.

Prefeito Claiton Brum fez breve relato de sua viagem à Brasília na semana passada, onde grande número de prefeitos de todo o Brasil foram em busca de recursos de emendas parlamentares e também fizeram uma peregrinação por gabinetes e ministérios. Na oportunidade participou juntamente com vários prefeitos de audiência com o Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, onde o ministro defendeu a reforma, sob protestos dos prefeitos, e deixou claro que agora as mudanças estão nas mãos dos deputados.

O prefeito sugeriu que se faça um ato regional com a presença e mobilização de todos os municípios para pressionar os deputados e conscientizar o governo federal para retirar o projeto de pauta. Defendeu, também, que se faça um ato local mobilizando toda a sociedade viadutense num grande entendimento em defesa do município e consequentemente dos trabalhadores urbanos e rurais.

Edison Demarco, diretor geral da Rádio Comunidade, colocou a disposição da mobilização e deste importante debate, que mexe com a vida de todos, espaço na programação da emissora para esclarecer e construir consciência, tanto dos contrários as mudanças, quanto os favoráveis para defenderem seus pontos de vista.   

No final foi escolhida uma comissão composta por representantes das entidades presentes, com objetivo de unir todas as forças do município e realizar a mobilização em Viadutos, no dia 08 de março, em defesa das conquistas e direitos adquiridos com muita luta e garantidos pela constituição de 1988. 



Todas imagens
  • Autor: Edison Demarco/Comunidade FM
  • Imagens: Edison Demarco/Comunidade FM

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!