Agora: Programação Musical Com: Programação Automática Agora: Programação Musical Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Equipe Drop Team conquista terceiro lugar na Shell Eco-marathon Américas

Data da Noticia 09/04/2019

A equipe Drop Team formada por estudantes do curso de Engenharia Mecânica e servidores do Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) representou muito bem a instituição na Shell Eco-marathon Americas, maior competição de eficiência energética do mundo. A equipe alcançou a marca de 543 km/L de gasolina, conquistando a terceira colocação na categoria combustão interna a gasolina.

A Shell Eco-marathon 2019 ocorreu em Sonoma, Califórnia (EUA), entre os dias 3 e 6 de abril, e contou com a participação de equipes de estudantes de vários países da América do Norte, América Central e América do Sul com objetivo de melhorar a eficiência das fontes de energia, bem como, o uso dos combustíveis, por meio de uma série de competições com protótipos de carros ultra eficientes.

A eficiência de 543 km/L da Drop Team superou a marca que classificou a equipe para a etapa internacional da Shell Eco-marathon. Ano passado, o time do IFRS fez 424,9 km/L na competição nacional.

O Brasil esteve representado na Shell Eco-marathon Americas pelas equipes: Drop Team (IFRS), Milhagem (UFMG), Pato a Jato (UTFPR) e Eficem (UFSC).

A Drop Team viajou para os Estados Unidos com 14 integrantes, sendo os professores Airton Campanhola Bortoluzzi e Alisson Dalssaso Corrêa de Souza, e os acadêmicos: Alysson Lucas de Souza, Diego Biazin da Silva, Gabriel Salini, Guilherme dos Santos, Igor Andretta Martins, Izequiel Balsanelo, Jean Carlos Jacuboski, Jean Marcos Radeski Sopshuk, Leandro Blos, Marcos Marchetto, Matheus Pedro Confortin e Thales Ruan Piovezan.

Sobre a competição:

A Shell Eco-marathon é uma competição de fomento à pesquisa energética que desafia estudantes a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia.

A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos Estados Unidos fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis.

Retrospectiva

– O projeto de eficiência energética dos estudantes do curso de Engenharia Mecânica recebeu, em outubro de 2018, o título de carro mais eficiente da América Latina, na categoria de gasolina da Shell Eco-marathon Brasil, com a marca de 424,9 km por litro de gasolina, conquistando o primeiro lugar entre 19 competidores da categoria combustão interna a gasolina, com isso garantindo a participação na etapa internacional.

– Na edição de 2017, a equipe de Erechim fez 240,3 quilômetros por litro de gasolina, o que garantiu o terceiro lugar na competição e o título de carro mais eficiente do Rio Grande do Sul.

 

Fonte: ifrs.edu.br



Todas imagens
  • Autor: IFRS
  • Imagens: Divulgação/IFRS

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!