Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Esporte Clube Real – 34 anos de história

Data da Noticia 20/05/2018
Trinta e quatro anos de vitórias, derrotas e exemplo de dedicação e perseverança de jovens destemidos.

Em meados da década de 1980, alguns jovens se unem para juntos construir momentos de integração através do esporte e festas sociais.

Inicialmente foram criados times de futebol, voleibol masculino e feminino e festas sociais em datas comemorativas. Durante quatro anos amadureceram a ideia de criar um clube formalmente, com personalidade jurídica e sede própria, pois a disposição e o trabalho já cativavam e despertavam carinho da comunidade viadutense.

Primeiro time do Real formado em 1980

Em pé da esquerda para direita: Francisco Saraiva, Ademir Schmidel, Celio Dal Bosco, Armando Maito, Luiz CarlosLeyser, Aldoir Baldissera, Delson Dill e Celso Demarco

Agachados da esquerda para direita: Iraci Passarini, Diomeris Cadore, Edison Demarco, Flávio Sichelero e Luis Carlos De Grandi.

Em 19 de maio de 1984, há exatos 34 anos, nas dependências da antiga cozinha do salão paroquial aconteceu a assembleia de fundação do Esporte Clube Real com a presença de mais de 60 jovens. Não foi feito registro fotográfico.

Passados três anos da fundação é lançada a pedra fundamental do Parque Esportivo do Esporte Clube Real, um sonho ambicioso e desafiador para época, já que o país passava por uma grande turbulência econômica e a inflação nas alturas comprometia os planos e metas da construção. Isso não foi suficiente para abalar a determinação e desejo de concretizar este sonho que parecia impossível.

 

 

 

Lança,mento do Parque Esporte Clube Real, agosto de 1986

 

 

 

Apesar das dificuldades, em 23 de janeiro de 1988, as piscinas são inauguradas com grande euforia e satisfação de uma equipe que não mediu esforços e dedicação para que isto acontecesse. Do lançamento em agosto de 1986 até a abertura das piscinas em 24 de janeiro de 1988 foram apenas 18 meses para que a sociedade viadutense pudesse desfrutar desta estrutura.

 

 

 

Inauguração das piscinas em 23/01/1988 pelo presidente Luiz Paulo Kerber e sua esposa Miralva Asturian Kerber.

 

 

Nos primeiros cinco anos a estrutura foi sendo aperfeiçoada e melhorada, sempre com o objetivo de proporcionar entretenimento e lazer aos associados e suas famílias. Foram construídos o campo de futebol sete, quadra de voleibol, cancha de bochas, churrasqueiras, parque infantil e arborização.

Hoje, trinta e quatro anos após sua fundação, o Esporte Clube Real possui uma estrutura física com piscina adulta e infantil, vestiários, quadra de voleibol de areia (iluminada), campo de futebol sete (iluminado) com vestiários próprios, sede aberta e coberta para festas ao ar livre, sede social, cancha de bocha ao ar livre (iluminada), parque infantil, amplo e acolhedor espaço arborizado, onde seus associados podem passar horas agradáveis com seus familiares e amigos.

O futebol, que foi o início de tudo, atualmente não é mais praticado de forma competitiva por seus associados, pois os jovens atualmente preenchem seu tempo de lazer de outras formas.

Fica o legado deste clube que com união, objetivos comuns, determinação, dedicação e espirito comunitário é possível construir grandes coisas. Fica também a lição que as conquistas se concretizam se as diferenças são respeitadas e o foco for o bem comum e melhoria de nossa sociedade.

Esta é uma homenagem a todos e todas que contribuíram de uma forma ou de outra para a construção deste clube que tanto nos orgulhou e continua orgulhando. Aqueles e aquelas que estão desde o início sabem como foi difícil, desafiadora e árdua a caminhada, mas também sabem o quanto ela foi prazerosa.

Parabéns e vida longa ao ESPORTE CLUBE REAL.

Edison Roberto Demarco – sócio fundador

Viadutos RS, 19 de maio de 2018. 



Todas imagens
  • Autor: Comunidade FM/Edison Demarco
  • Imagens: Arquivo E.C.Real

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!