Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Experiência do SUTRAF e do CAPA na área de meio ambiente são reconhecidos

Data da Noticia 03/06/2016

O município de Erechim vivenciou um período longo de racionamento de agua devido ao quadro de degradação e escassamente impingido à Bacia Hidrografia de Captação. Mostrou-se necessário à implementação de um plano de recuperação e preservação das áreas degradadas, buscando melhoria qualiquantitativa da água e do ambiente.

  Em 2014 iniciou-se a execução do projeto ambiental CALELI, nome originado pelas iniciais dos três rios da bacia, Campo, Leãozinho e Ligeirinho, com enfoque na Recuperação, Conservação e Manejo da Biodiversidade. 

O objetivo geral é garantir a qualidade e regularidade da água para seus diversos usos, principalmente para consumo humano. O projeto com duração de 20 meses envolve diretamente 64 famílias agricultoras em 80 propriedades, beneficiando indiretamente toda a população. Sua execução se deu por três linhas de ação: Diagnóstico, Sensibilização e Ações de Recuperação e Preservação da Bacia Hidrográfica.

 

Douglas Cenci Coordenador Regional do SUTRAF-AU destacou: “queremos agradecer o reconhecimento, pela homenagem recebida pela Câmara de Vereadores de Erechim, dando inicio a 14ª Semana Municipal do Meio Ambiente e a todos que de certa forma contribuíram na execução do projeto”.

 

Projeto do SUTRAF-AU

O CALELI tem seu nome originado pelas iniciais dos três rios da bacia- Campo, Leãozinho e Ligeirinho- com enfoque na Recuperação, Conservação e Manejo da Biodiversidade. O projeto é executado através de parceria do SUTRAF- AU com a prefeitura e tem como objetivo garantir a qualidade e regularidade da água para seus diversos usos, principalmente para consumo humano. O projeto com duração de 20 meses envolve diretamente 64 famílias agricultoras em 80 propriedades, beneficiando indiretamente toda a população.

 

Plantando e colhendo saúde

Através do projeto “Plantando e colhendo saúde”, foi organizado um novo grupo de agroecologia formado por cinco famílias com a assessoria do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa). As famílias participantes buscam a certificação orgânica através do sistema participativo da Rede Ecovida de Agroecologia, produzindo uma diversidade de produtos com foco para a comercialização. As famílias produzem diversas hortaliças agroecológicas, plantas medicinais, frutas e grãos transformados em farinhas orgânicas que são vendidos em feiras no município de Erechim.

 



Todas imagens
  • Autor: Assessoria de Comunicação do SUTRAF-AU
  • Imagens: Assessoria de Comunicação do SUTRAF-AU

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!