Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Farroupilha é oficializada Capital Nacional do Moscatel.

Data da Noticia 04/01/2019
A Lei 13.795 foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

A cidade de Farroupilha foi oficializada com o título de Capital Nacional do Moscatel. A Lei 13.795, de 3 de janeiro de 2019, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira. O município obteve da Embrapa a indicação geográfica de procedência (IP) para os vinhos finos moscatéis.

A principal variedade utilizada para a produção é a tradicional Moscato Branco, mas outras variedades também podem ser utilizadas na produção, incluindo Malvasia de Cândia (aromática), Moscato Giallo, Moscatel de Alexandria, Malvasia Bianca, Moscato Rosado e Moscato de Hamburgo. Os vinhos e espumantes moscatéis com o selo da indicação de procedência de Farroupilha já somam mais de 1 milhão de garrafas. A cidade realiza entre os meses de agosto de setembro o Festival do Moscatel, no Centro de Eventos Mário Bianchi.

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Francis Casali, afirma que a concessão do título, além de contribuir para a promoção dessa importante atividade econômica exercida no município, representa, para os agricultores o reconhecimento oficial da qualidade de seu trabalho e de seu empenho e os incentiva a seguir na produção dessa variedade de uva. Segundo Casali, espera-se obter mais recursos federais para fomentar e desenvolver ainda mais o turismo no município.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Adroir da Silva / Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!