Agora: Violada Sertaneja Com: Ranieri Agora: Violada Sertaneja Com: Ranieri

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Governo decreta situação de emergência coletiva para 23 cidades

Data da Noticia 20/07/2015
​CHUVAS NO RS

O governo do Estado decretou nesta segunda-feira situação de emergência coletiva, abrangendo inicialmente as cidades mais afetadas, que totalizam 23. Novos municípios podem ser incluídos ao longo da semana, segundo comunicado oficial.

O número de desabrigados passou de 8.719 para 28.790 entre domingo e segunda-feira, informou o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Everton Oltramari. Conforme dados da Defesa Civil, são 63 municípios atingidos. Por meio de decreto, será instituído Gabinete de Emergência, liderado pelo vice-governador José Paulo Cairoli.

De acordo com o chefe da Casa Militar, a Defesa Civil trabalha no levantamento de dados, e outros municípios também poderão ter situação de emergência decretada, já que a previsão é de que as chuvas prossigam até quarta-feira. Uma técnica da Secretaria da Defesa Civil Nacional está em Porto Alegre desde sábado para orientar os municípios em relação à documentação e ao levantamento de dados para receber auxílio.

Foi encaminhada solicitação ao ministério da Integração para o envio de 1.763 kits de cesta básica, 1.733 kits de higiene pessoal, 1.583 kits de limpeza, 2.250 kits dormitórios e 2.259 colchões. A expectativa do Estado é de que o material chegue até o fim desta semana.

Oltramari lembra que o apoio da Defesa Civil do Estado e dos órgãos da União só ocorre quando o município perde a capacidade de reação frente às adversidades climáticas. Observa que, conforme legislação, os prejuízos públicos têm de chegar a 2,77% da Receita Corrente Liquída (RCL) do município e 2,73% da RCL em relação aos prejuízos privados.

Confira a lista das cidades

Alvorada

Bagé

Barra do Guarita

Barra do Quaraí

Cachoeirinha

Cerro Grande

Esperança do Sul

Esteio

Hulha Negra

Iraí

Itaqui

Montenegro

Parobé

Pinheirinho do Vale

Portão

Porto Mauá

Porto Xavier

Rolante

Riozinho

São Borja

São Jerônimo

São Sebastião do Caí

Uruguaiana



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens:

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!