Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Gravataí registra o primeiro caso autóctone de zika vírus no Rio Grande do Sul em 2019.

Data da Noticia 26/02/2019
A jovem de 17 anos começou a apresentar os sintomas no início de janeiro.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou nesta terça-feira a confirmação do primeiro caso autóctone (contraído no Estado) de zika vírus, em 2019, no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma jovem de 17 anos moradora de Gravataí, na Região Metropolitana. De acordo com a SES, ela começou com os sintomas em 7 de janeiro, apresentando dor ocular e visão turva. A jovem não teria realizado viagens para fora do Estado.

Segundo a secretaria, o diagnóstico inicial foi de neurite ótica no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. Como a instituição é referência para doenças neurológicas causadas por arbovírus (vírus transmitidos aos humanos por intermédio de insetos), amostras dos exames foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/RS), com resultado positivo para zika vírus obtido em 21 de janeiro.

Após a confirmação, o Programa Estadual do Controle da Dengue, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, entrou em contato com a Prefeitura de Gravataí e com a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde para que fosse iniciada a investigação do caso. O trabalho começou em 22 de janeiro, que confirmou o caso como autóctone. Em 2016, o Rio Grande do Sul teve 44 casos autóctones de zika. Houve dois importados em 2017 e nenhum em 2018.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!