Agora: Preferência Musical Com: Agora: Preferência Musical Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

HOLÍSTICO IV

Data da Noticia 08/07/2015
Das Técnicas

Hoje quero abordar as técnicas da Terapia Holística (TH).  Toda vez que formos falar em TH, ela se baseia em técnicas, das quais tem uma grande variedade; poderia citar muitas, mas vou ficar restrito às que  utilizo. Antes, porém, quero falar  um pouco sobre o terapeuta. Qual é a função do terapeuta? “É curar, sarar, restaurar a saúde, deriva do grego Therapeuo.”

         O terapeuta serve como alavanca para sua decisão. Caso ela seja melhorar, curar-se, libertar-se de traumas... Essa é a função do terapeuta. Como em todas as outras profissões, existem os bons terapeutas, os incompetentes, os malévolos, os caridosos e os exploradores ou aproveitadores, os que mistificam, os xamãs, os cristãos...

         Vamos às técnicas de terapias. Falo primeiramente da TERAPIA DA RESPIRAÇÃO ou renascimento, que surgiu por voltas dos anos 70. É uma terapia corporal, simples, mas muito profunda. Considero-a a mais eficientes em termos de TH. Nesses 30 anos de profissão, nunca vi ou encontrei outra técnica que dê retorno tão imediato.

         Talvez só fale dela hoje. É uma técnica que se dá pela respiração profunda e circular. Sua função principal é desbloquear os traumas, sejam físicos e/ou, principalmente, os emocionais e mentais. Não importa onde esteja o trauma, no útero, infância, adolescência, juventude ou idade adulta.

         Sua segunda função é reativar ou motivar seu estado emocional, ânimo, auto-estima, superação de stress, superação da depressão ou qualquer outro sintoma dessa linha mental e emocional.

         Mas por que acontece isso? Primeiro você promove uma hiper oxigenação, com isso altera o PH do sangue, que se torna mais alcalino; seu estado mental e emocional melhora; aumenta o nível de consciência e automaticamente sua vida muda e naturalmente melhora em muito.

         Poderia citar muitos casos e fatos. Vou citar 2. O Criciúma, em 1996, disputava o Campeonato Nacional, estava em último lugar e iria cair para a segunda divisão. Fui contratado para evitar isso, de 4,37% de aproveitamento, subimos para 66, 67% de aproveitamento e evitamos o rebaixamento.

         No ano de 1998 fui contratado pela Prefeitura Municipal de Floriano Peixoto para atender as pessoas daquele município. Conseguimos diminuir drasticamente as internações hospitalares, de 41 baixou para 19 internações mensais. Esses números renderam uma reportagem de 3 minutos no Jornal Nacional da Rede Globo, no dia 9 de março de 1999.

         Por hoje é isso, na próxima coluna, falarei das outras técnicas da TH.

Abraço.

Vilson Fornazieri, formado em Terapia Holística pelo Instituto Ser de Brasília e Osho Center for Transformation – Osho Multiversity – Pune – Índia. Licenciado em Letras, compositor, escritor. Formado em Teologia Cristã Nível II.



Todas imagens
  • Autor: VILSON FORNAZIERI
  • Imagens: Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!