Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Hospital de Bento Gonçalves investe em robótica para reabilitação de pacientes.

Data da Noticia 26/07/2019
Equipamento proporciona uma série de benefícios no tratamento de várias patologias.

O serviço de fisioterapia hospitalar do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, disponível para pacientes do SUS, particulares e convênios, deu um passo importante rumo à robótica, implantando em sua UTI Adulto um “cicloergômetro passivo-ativo”. Embora o nome do equipamento pareça estranho para boa parte do público, ele proporciona uma série de benefícios ao paciente submetido à ventilação mecânica por tempo prolongado, aos portadores de lesão medular, vítimas de acidente vascular cerebral (AVC), esclerose múltipla, entre outras patologias.

Fabricado no Brasil, o cicloergômetro tem por objetivo melhorar a circulação sanguínea, o fortalecimento e a prevenção muscular, evitando o atrofiamento dos membros. “A ideia é permitir aos pacientes a mobilização dos membros inferiores, visando a manutenção da funcionalidade e a prevenção de algumas complicações, devido ao estado do paciente, explica o fisioterapeuta Fabiano Frâncio, coordenador da fisioterapia hospitalar do Tacchini.

Os exercícios já estão sendo realizados na UTI Adulto, junto aos leitos ou em poltronas. “A atenção ao paciente é integral, e mesmo naqueles que estão inconscientes, sabemos o quanto é importante fazer com que eles se exercitem e, nestes casos, o equipamento garante um ganho enorme na recuperação.

 



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Régis Beretta Genehr

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!