Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Indústria gaúcha fecha 2018 com segundo maior crescimento do país, diz IBGE.

Data da Noticia 08/02/2019
Com avanço de 5,5%, Estado ficou acima da média nacional de 1,1% expansão no setor.

A indústria brasileira cresceu 1,1% em 2018, registrando aumento em 11 dos 15 locais pesquisados, incluindo o Rio Grande do Sul. Com avanço de 5,5%, o Estado teve a segunda maior expansão do país no ano passado, atrás apenas do Pará, que registrou alta de 9,6%. Apesar disso, de novembro para dezembro, o setor gaúcho teva queda  de 3,6%, na contramão da evolução nacional na transição mensal, de 5,2%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além do Pará e do Rio Grande do Sul, Amazonas (5,2%), Pernambuco (4,1%) e Santa Catarina (4,0%). Paraná (1,8%) e Rio de Janeiro (1,8%) registraram crescimento acima da média da indústria. Outros locais com resultados positivos foram São Paulo (0,8%), Bahia (0,8%), Ceará (0,4%) e Região Nordeste (0,2%). O principal recuo foi em Goiás (-4,5%), seguido por Minas Gerais (-1,0%), Espírito Santo (-0,9%) e Mato Grosso (-0,1%).

Já os estados em que houve redução foram pressionados, principalmente, pelo comportamento negativo vindo das atividades de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (álcool etílico), de produtos alimentícios (açúcar cristal e VHP) e de veículos automotores, reboques e carrocerias (automóveis). Minas Gerais (-1,0%), Espírito Santo (-0,9%) e Mato Grosso (-0,1%) também mostraram taxas negativas nesse indicador.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Pixabay

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!