Agora: Preferência Musical Com: Agora: Preferência Musical Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Inverno quente com pouca chuva em agosto, antecipa a chegada da primavera e da floração.

Data da Noticia 21/08/2015
Após os meses de junho e julho apresentarem altos índices de precipitação pluviométrica (chuva), agosto até agora registra somente 12 milímetros

Da redação 21/08/2015

Apesar da beleza que vem junto com a floração e anuncia a chegada antecipada da primavera em aproximadamente 30 dias, alguns aspectos trazem preocupação para quem vive da agricultura. Para informar nossos seguidores buscamos dados no Escritório Municipal da Emater.  

Os meses de junho e julho registraram respectivamente 205 mm e 355 mm de chuvas, sendo que em julho foram 12 dias de chuva contínuos com um total de 273 mm. No acumulado do ano de 2015, segundo dados do Escritório Municipal da Emater chega a 1.590 mm. 

O grande volume de chuvas, especialmente em junho e julho, contrasta com a escassez no mês de agosto. Desde a última chuva, em 23 de julho até a última terça feira, dia 18 de agosto, foram 26 dias sem chuva.

As consequências desta escassez já podem ser sentidas e foram apontadas pelo chefe da Emater local, Hernandez Rebelatto, sendo:

  • Duas propriedades do município já enfrentam problemas com falta de água para suas criações e estão sendo abastecidas pelo município;
  • A pastagem tem dificuldade no crescimento apresentando um aspecto amarelado em virtude do desequilíbrio nutricional pela falta de umidade;
  • O trigo apresenta o mesmo problema e certamente terá quebra na produtividade;
  • Atraso no plantio das culturas de verão, pela falta de umidade, impossibilita a pulverização dos agentes dessecantes;
  • A fruticultura, devido ao calor, adiantou o ciclo floração/frutificação, especialmente a parreira e o pêssego.

Por outro lado a pouca chuva e a grande quantidade de floração ajudam a apicultura, com a retomada das abelhas na coleta do pólen e também a piscultura que com o aquecimento da água dos açudes os peixes começam a se alimentar melhor.

Os 12 mm registrados na última terça feira, até agora o volume de agosto, ficando bem abaixo da média para o mês, trouxe melhora nas culturas de inverno, mas não são suficientes para “mexer com as águas”.

 

Para os próximos dias está prevista a chegada de uma frente fria e com ela mais chuva. Se o frio vier com bastante intensidade e ocorrer geada, com certeza a fruticultura terá prejuízos, pois boa parte das plantas já está com frutos em estágio inicial de desenvolvimento.     

    



Todas imagens
  • Autor: Comunidade FM
  • Imagens: Edison Demarco - Comunidade FM

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!