Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Leite Compen$ado 8 - MP ouve até quinta 18 pessoas em Erechim

Data da Noticia 20/05/2015
Depoimentos de investigados e testemunhas devem se estender até quinta-feira

O Ministério Público (MP) iniciou ontem (19), em Erechim, a série de 18 depoimentos previstos para a oitava fase Operação Leite Compen$ado, deflagrada na semana passada. Entre as pessoas que serão ouvidas estão os seis presos, outros três investigados e mais nove testemunhas. Todos devem falar ao promotor Mauro Rockenbach até quinta-feira. A denúncia será entregue à Justiça na sexta.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Campinas do Sul, Jacutinga e Quatro Irmãos, na região norte do Estado. Seis pessoas foram presas e outras três respondem a medidas cautelares. Os alvos eram uma transportadora e uma cooperativa que tinham um esquema para mascarar leite azedo.

De acordo com o MP, a fraude era liderada pela Transportes Odair Ltda e pela Cooperativa de Pequenos Agropecuaristas de Campinas do Sul (Coopasul). Laudos realizados por dois laboratórios credenciados ao Mapa comprovaram o esquema que consistia em alterar a quantidade, densidade e a acidez elevada do leite, adicionando água, sal, açúcar, amido de milho e até mesmo soda cáustica.

A Operação Leite Compen$ado começou em maio de 2013. A primeira ação revelou um esquema que adulterou cerca de 100 milhões de litros de leite com ureia (que contém formol) e água. A fraude era realizada em postos de resfriamento, no caminho entre a propriedade rural e a indústria.

A partir daí, a ofensiva contra a ganância dos empresários não parou mais. Até o fim de 2013 foram realizadas outras duas etapas. Durante todo o ano passado, mais quatro fases. E agora, dois anos depois do início, a oitava parte da operação.



Todas imagens
  • Autor: Zero Hora
  • Imagens: Au Online/Julio Mocellin

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!