Agora: Disparada Com: Maicon Oliveira Agora: Disparada Com: Maicon Oliveira

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Livro e documentário relatam o centenário da Paróquia São Luiz Gonzaga revelando sua importância na história de Gaurama

Data da Noticia 30/07/2019
Evento será realizado no dia 31 de agosto, na Igreja e também no Salão Paroquial

Quantos acontecimentos podem ser relatados em 100 anos? Esse desafio foi aceito pelo Museu Municipal Irmã Celina Schardong e a Paróquia São Luiz Gonzaga.

“A estrada de ferro e a Paróquia estão diretamente relacionados à história de Gaurama, que em 15 de dezembro deste ano, completa 65 anos. A Paróquia no entanto, em agosto completa cem anos. É muita história para contar. Depoimentos, fotografias, análise de documentos e muito empenho deram origem a um livro e um vídeo, documentando toda essa história”, afirma o prefeito de Gaurama, Leandro Márcio Puton.

Segundo a diretoria de Cultura, Gladis Helena Wolff, o centenário da Paróquia inicialmente seria uma mostra fotográfica e um trabalho de pesquisa. “O padre Ivacir João Franco solicitou o texto da nossa pesquisa para publicação e logo surgiu a ideia de fazermos um filme sobre tudo o que descobrimos. Resumindo, o que era para ser uma exposição, com o apoio da comunidade, se transformou num verdadeiro espetáculo”, relata.

O livro “Centenário da Paróquia São Luiz Gonzaga de Gaurama – no Barro rilhando caminhos de fé (1919-2019)”, fala da estrada de ferro, dos movimentos políticos que emanciparam Gaurama, a colonização feita por poloneses, italianos e alemães, etnias predominantes, a construção da Paróquia, dirigida por franciscanos, em 1919 e muitos fatos da presença e importância desse movimento de fé, por todos esses anos.

O documentário “Luz em Barro: trilhando caminhos de fé”, foi feito por voluntários e contou com cerca de 90 atores com suas famílias. As filmagens aconteceram no período de 30 de janeiro a cinco de fevereiro deste ano. “A riqueza de detalhes surpreende muito. Estamos finalizando o trabalho e a nossa população irá ter uma linda surpresa ao acompanhar toda essa história”, conta Elisiane Gnovatto, coordenadora de atividades culturais..

O lançamento do livro e do documentário será no dia 31 de agosto de 2019, na Igreja Matriz e no Salão Paroquial. O presidente do Conselho Econômico da Paróquia, Celso De Césaro, diz que a presença da população gauramense é fundamental, uma vez que, toda essa apresentação trata da história do município, contemplando todos os costumes, religiões e credos aqui existentes.

Confira a programação:

18h – Procissão religiosa com a saída do Hospital Santa Isabel;

18h30 – Celebração religiosa festiva;

19h30 – Solenidade de lançamento;

21h – Jantar



Todas imagens
  • Autor: Comunica Gaurama
  • Imagens: Comunica Gaurama

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!