Agora: Disparada Com: Maicon Oliveira Agora: Disparada Com: Maicon Oliveira

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Município quer reativar UTI Pediátrica do Santa Terezinha até dezembro

Data da Noticia 17/08/2018
Secretaria Municipal de Saúde diz que serviço depende de contrapartida do Governo do Estado

Uma necessidade urgente e que pode salvar vidas. A reativação da UTI Pediátrica da Fundação Hospitalar Santa Terezinha é meta para a Secretaria Municipal de Saúde de Erechim. A ideia é restabelecer o serviço até dezembro. O projeto para que a unidade de tratamento intensivo volte a funcionar depende apenas de uma contrapartida do Governo do Estado.

A informação é do secretário municipal de Saúde, Jackson Arpini que explicou que o município já garantiu o recurso necessário para a realização de uma obra interna no hospital e compra de equipamentos. “Precisamos de R$ 600 mil para esse trabalho e compra de insumos. Dinheiro que o prefeito Luiz Francisco Schmidt já nos garantiu. A estrutura de recursos humanos será atendida pelo próprio hospital”, explica.

Ainda de acordo com Arpini o que falta para que a UTI Pediátrica será reativada é apenas uma contrapartida do Governo do Estado. “Já estamos em tratativas com Secretaria de Estado de Saúde. O nosso pedido está em avaliação e apreciação de recursos por parte do Estado. Um incremento de R$ 250 mil/mês na contratualização com a FHSTE. Nossa expectativa é de que a UTI Pediátrica seja posta em funcionamento até o fim do ano porque entendemos a importância desse serviço para a região e para o contexto da saúde pública e do serviço ofertado pelo Sistema Único de Saúde”, pondera o secretário.

A UTI Pediátrica do Santa Terezinha foi desativada em 2015. Foi mantida apenas a UTI Neonatal. Isso significa que crianças com mais de 28 dias de vida até os 12 anos de idade que precisarem de tratamento intensivo serão encaminhadas para atendimento em outras regiões do estado. A referência é o Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo. Só que nem sempre há leitos disponíveis. Daí é preciso buscar vaga em outro município. Situação que pode se prolongar por vários dias.

Por adequação de exigências legais desde o início do ano o Hospital de Caridade de Erechim também não dispõe de UTI Pediátrica. O HC se adequou ao entendimento legal, e, considerando a demanda, manteve a UTI Neonatal – uma vez que cada unidade exige equipes e alvarás específicos. Apesar disso, direção enfatiza que atende a crianças com segurança até a transferência, determinada pela Central de Leitos do Estado e mantendo a UTI Neonatal prevê a possibilidade de ampliação do atendimento da mesma, conforme necessidade.

Os hospitais particulares, Unimed e Santa Mônica também não possuem UTIs Pediátricas.

O diz o Governo do Estado

A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual e Saúde informou através de e-mail que recebeu nosso pedido de informações sobre a contrapartida por parte do Governo do Estado. Disse que encaminhou o pedido de informações ao setor responsável para averiguação e quando tiver retorno encaminha posição da Secretaria de Saúde sobre o assunto.



Todas imagens
  • Autor: Cristiane Rhoden
  • Imagens: Ricardo Mecca

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!