Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Músico brasileiro cria vídeos para ensinar viola caipira

Data da Noticia 03/02/2016
Roberto Corrêa, autor do DVD “A arte de pontear viola”, busca fortalecer o ensino do instrumento no Brasil

A tradição da viola caipira na cultura brasileira passa de pai para filho desde o início da história do país. Se durante centenas de anos esse conhecimento foi transmitido apenas de forma oral, hoje a tecnologia está ajudando os professores de viola a conquistarem cada vez mais alunos. É o caso, por exemplo, do músico Roberto Corrêa, que lançou no ano passado a coleção de DVD’s  “A arte de pontear viola”, na qual ensina o básico do instrumento em sete vídeo-aulas.

Corrêa nasceu na cidade de Campina Verde (MG), e na infância estudou violão clássico. Os anos passaram, e o sonho de se tornar violeiro cresceu na cabeça do músico. Enquanto cursava Física na Universidade de Brasília, em 1977, Corrêa decidiu, enfim, ceder aos encantos da viola. Sem nenhum professor que o ensinasse, aprendeu o instrumento como autodidata depois de muita pesquisa. “Comprei uma viola barata em uma loja, mas então me deparei com a realidade do seu ensino no Brasil. Não existia ainda nenhum material escrito para quem quisesse aprender sozinho”, afirma.

Em 1985, depois de muito tempo de aprendizado, Corrêa passou a dar aula na na Escola de Música de Brasília, e fundou o primeiro curso oficial de viola do país. Desde então, também realizou pesquisas acadêmicas relacionadas o ensino da viola, e, além dos DVD’s, escreveu livros sobre o tema. De acordo com o violeiro, alguns estudos apontam que Brasil conta hoje com aproximadamente 38 escolas formais de viola caipira.

A volta da viola

O resgate da divulgação e do ensino da viola começou na década de 60. O instrumento, originário da viola portuguesa, durante alguns séculos ficou restrito a cultura do campo e do sertanejo. Contudo, na época daditadura militar no Brasil, o florescimento de muitos nomes famosos da MPB brasileira ajudou a viola a ganhar projeção nacional. A música Disparada, escrita pelos músicos Geraldo Vandré e Théo de Barros foi, segundo Corrêa, um dos marcos deste resgate e popularização do instrumento, presente hoje em diversos tipos e estilos musicais.

“A viola é um instrumento que acolhe todos os tipos de pessoa, independente se ela tem algum tipo de experiência com música ou não”, afirma o músico. “É um instrumento muito importante para a cultura brasileira, e ajuda a desenvolver no instrumentista uma técnica muito apurada”, completa. De acordo com Corrêa, o tempo médio de aprendizado total da viola é de dois anos, mas em um curto período os alunos já conseguem tocar as principais músicas com "três ou quatro acordes". Os músicos mais experientes aprendem com o tempo a dominar o dedilhado e improvisar suas próprias músicas. 

Corrêa continua dando aulas de viola na Escola de Música de Brasília, e pretende formar um número cada vez maior de artistas para perpetuar a cultura da viola no Brasil.



Todas imagens
  • Autor: Globo Rural
  • Imagens: Divulgação/Ricardo Labastier

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!