Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Números de casos confirmados de sarampo no país passa de 800.

Data da Noticia 31/07/2018
Amazonas lidera a lista dos estados com mais ocorrências da doença.

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que o número de casos confirmados de sarampo no País em 2018 chegou a 822. O balanço do último dia 18 indicava 667 ocorrências. Até o momento foram registrados cinco óbitos e o estado do Amazonas lidera o número de casos (519). Roraima é o segundo com 272 casos. Casos considerados isolados foram confirmados em São Paulo (1), no Rio de Janeiro (14), no Rio Grande do Sul (13), em Rondônia (1) e no Pará (2). Ambos os estados têm ainda 3.831 casos em investigação. 

O levantamento foi apresentado pelo ministro Gilberto Occhi durante o lançamento da a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. O mutirão tem como foco crianças com mais de 1 ano e menores de 5 e vai ocorrer entre os dias 6 e 31 de agosto. A meta é vacinar no país mais de 11,2 milhões de crianças.

"Os casos de sarampo e de pólio foram banidos das doenças existentes no Brasil há alguns e houve a queda da cobertura vacinal. As possíveis causas da diminuição são o sucesso da vacina, que faz com que as doenças despareçam, o desconhecimento individual sobre o benefício dela e o horário de funcionamento das unidades de vacinação, que é incompatível com as atividades das famílias. O quarto item são as notícias falsas. No Brasil, temos 822 casos de contaminação por sarampo e não podemos deixar que ocorra uma contaminação maior por essa doença. Já foram confirmados cinco óbitos", disse o ministro. Não foram registrados novos casos de sarampo nos anos de 2016 e 2017 no Brasil. No momento, há ainda 3.831 casos da doença em investigação.

Já casos de poliomielite não são registrados desde 1989. "Na pólio, no mundo inteiro, estamos identificando três países que ainda têm a doença: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Não temos a identificação da circulação da doença no Brasil, mas temos baixa cobertura vacinal,. Vacinar é importante", ainda segundo o ministro.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!