Agora: Fala Comunidade Com: Programação Automática Agora: Fala Comunidade Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Pampa molhado

Data da Noticia 15/07/2015
O clima extremo do Sul

Temos visto, nos últimos dias, uma série de transtornos gerados pelas fortes chuvas na Região Sul; sobretudo nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde as populações sofrem com inundações, vendavais e granizo. Tais intempéries são a sequência de uma série de eventos de natureza climática que castigam nossa terra.

Desde os deslizamentos no Vale do Itajaí, passando pelo tornado em Xanxerê e chegando aos alagamentos atuais no Vale dos Sinos, tornou-se comum a substituição do casaco pelo guarda chuva durante o inverno sulino. As manhãs geladas tornam-se, a cada ano, mais raras; e as chuvosas, mais frequentes. Segundo o que se observa, inverno incomum gera verão incomum.

Com a subida do nível dos rios, os prejuízos econômicos também são consideráveis. Além dos imóveis danificados pela água, a submersão de pontes paralisa o transporte de bens e dificulta o escoamento da produção agrícola.

Parte dos problemas é gerada pela ação indevida do homem, que frequentemente desconhece e/ou desrespeita os limites naturais do ambiente em que habita; e parte, pela inconstância de nosso clima extremo e imprevisível. O que nos resta é um bom agasalho e um guarda chuva tamanho família, para conviver com tal inconstância.



Todas imagens
  • Autor: Gerson Dickel/Comunidade FM
  • Imagens: Prefeitura Municipal de Viadutos

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!