Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Pesquisa do Hospital de Clínicas indica que café não é prejudicial para arritmia.

Data da Noticia 20/10/2016
Pacientes com insuficiência cardíaca foram acompanhados em teste durante dois anos.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre divulgou pesquisa, em períodico científico internacional, que descarta efeitos nocivos da cafeína para pacientes que sofrem de arritmia. No estudo, pesquisadores analisaram 51 pacientes com insuficiência cardíaca e idade média de 60 anos, durante cerca de dois anos.

Conforme o HCPA, todos receberam café descafeinado, mas metade do grupo ingeriu cápsulas de cafeína (o equivalente a cinco expressos) e a outra metade ingeriu cápsulas de placebo. Na semana seguinte, os grupos foram invertidos. Além da ingestão das cápsulas, os pacientes foram submetidos também a testes de esforço em esteira. Ao final, os pesquisadores não constataram aumento das arritmias em nenhum dos grupos, seja em repouso ou durante os exercícios.

De acordo com os autores, até hoje poucos estudos avaliaram o efeito de altas doses de cafeína em pacientes de alto risco de arritmia, ou seja, até o momento não existiam evidências sólidas para limitar o consumo da substância. A pesquisa foi co-orientada pelo professor Leandro Zimerman, chefe do Grupo de Arritmias e Eletrofisiologia do HCPA, que enfatiza: "a segurança em longo prazo ainda não está bem estabelecida". O artigo completo foi publicado esta semana no Jama Internal Medicine.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!