Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Piauí decreta estado de emergência com caso de Peste Suína Clássica.

Data da Noticia 10/04/2019
Estado registra primeiro caso da doença. Outros 44 focos já haviam sido confirmados desde outubro, no Ceará.

O Piauí registrou o primeiro caso de Peste Suína Clássica (PSC) que ocasionou a morte de sete leitões menores de três meses, levando o estado a decretar, nesta segunda-feira (8/4) estado de emergência zoossanitária em Lagoa do Piauí, município onde ocorreu o caso. A confirmação do caso foi divulgada em nota técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com a nota do Mapa, a investigação realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), como parte do sistema de vigilância das doenças hemorrágicas dos suínos, identificou as mortes nos sete leitões em uma propriedade de criação extensiva. Os animais apresentavam sinais de fraqueza, febre alta e paresia de membros posteriores.

Em nota oficial, o governo do Estado do Piauí informou que “medidas específicas para a contenção e eliminação do agente viral estão sendo tomadas para evitar a disseminação a outras áreas do Estado”.

Desde outubro do ano passado, houve a confirmação de 44 focos de PSC no Brasil, sendo todos no Estado do Ceará, que também está fora da zona livre da doença.

Segundo o Mapa, a zona livre de PSC do país concentra mais de 95% de toda a indústria suinícola brasileira. Cem por cento de toda a exportação de suínos e seus produtos são oriundos dessa zona, integrada pelo Distrito Federal e 15 estados (RS, SC, PR, MG, SP, MS, MT, GO, RJ, ES, BA, SE, TO,  RO e AC). Nessa zona, a última ocorrência detectada de PSC foi em janeiro de 1998. O Ceará não integra a zona livre de PSC.



Todas imagens
  • Autor: Globo Rural
  • Imagens: Rogério Albuquerque / Editora Globo

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!