Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Produção industrial no País tem leve alta de 0,3% em abril, aponta IBGE.

Data da Noticia 04/06/2019
Apesar do resultado positivo, acumulado em 2019 é de 2,7% negativos.

A indústria nacional cresceu 0,3% em abril, na comparação com março, mas o setor ainda acumula queda de 2,7% nos quatro primeiros meses do ano, segundo a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com abril do ano passado, houve queda de 3,9%. O acumulado em 2019 é de -2,7%. Nesse cenário, três das quatro grandes categorias econômicas e 20 dos 26 ramos pesquisados mostraram expansão na produção.

Nas categorias, bens de capital, de consumo duráveis e de consumo semiduráveis/não duráveis, tiveram crescimento de 2,9%, 3,4% e 2,6%, respectivamente. Por outro lado, o setor produtor de bens intermediários (-1,4%) apontou a única taxa negativa nesse mês e marcou o quarto recuo seguido, acumulando redução de 4,2%.

Entre as atividades, as principais influências positivas foram registradas por veículos automotores, reboques e carrocerias (7,1%), máquinas e equipamentos (8,3%), outros produtos químicos (5,2%) e produtos alimentícios (1,5%), com todos revertendo o comportamento negativo observado em março, quando haviam mostrado retração. Outras contribuições relevantes vieram de bebidas (3,4%), de metalurgia (1,7%), de couro, artigos para viagem e calçados (5,4%), de produtos têxteis (5,8%), de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (4,0%) e de produtos de borracha e de material plástico (1,9%).

A maior influência negativa partiu do setor extrativo, pressionado pela redução na produção de minério de ferro, decorrente do rompimento da barragem em Brumadinho, em janeiro. A variação no ramo foi a mais baixa entre todas as atividades, recuando 9,7%. O impacto negativo assinalado pelo setor de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,0%) também teve relevância.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!