Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Projeto de seleção e produção de abelhas rainhas desenvolvido pela EPAGRI

Data da Noticia 14/03/2018
Método de seleção e produção de rainhas de abelhas apis melliferas desenvolvido pela EPAGRI passa a integrar à plataforma de boas práticas para o desenvolvimento sustentável.

O Estado de Santa Catarina é o terceiro maior produtor nacional de mel, com aproximadamente 10.000 apicultores envolvidos na atividade. Entretanto, até o ano de 2010 verificavam-se baixos índices de produtividade comparado ao potencial existente no Estado. A média atingia apenas 12,5 kg/colmeia/ano, ficando abaixo da média nacional de 18 kg/colmeia/ano (IBGE, 2012). Foi com esse cenário que a EPAGRI realizou um levantamento de dados sobre o setor e identificou que a baixa produtividade dos apiários, aliada à constante mortalidade de colônias, era devida, principalmente, à falta de um manejo adequado destas. A presença de rainhas de origem desconhecida, a falta da percepção da importância de se efetuar a substituição periódica das rainhas e de que estas fossem selecionadas com maior rigor técnico para a finalidade produtiva que se pretendia eram fatores que contribuíam para a queda da produção.

Diante desses desafios, no ano de 2010, a EPAGRIi (Estação Experimental de Videira – EEV) iniciou um projeto de seleção massal e produção de rainhas com a utilização do método de transferência de larvas. Aplicam-se tecnologias que permitem a produção, em larga escala, de rainhas selecionadas pelo método massal, com ênfase na resistência à doenças e parasitas e com alta produtividade de mel. O método utilizado para a produção das rainhas permite eleger as colônias que darão origem às rainhas, bem como, determinar a qualidade destas, uma vez que, é possível selecionar as que apresentam melhores características morfológicas, como peso e tamanho ao nascer.

Hoje em dia, o projeto tem atuação em todo Estado de Santa Catarina, porém com ênfase nas regiões do Planalto Norte e Meio Oeste. São mais de 50 apicultores que integram o projeto e utilizam das técnicas repassadas pela EPAGRI. Dentre os resultados mais relevantes da prática destacam-se: incremento de 8 toneladas de mel por safra, ou seja, um incremento de cerca de 30% na produção; melhoria sanitária dos apiários do Estado, por meio do estabelecimento de um plantel de colônias com maior comportamento higiênico e menor infestação por Varroa destructor; aumento da prática de substituição periódica de rainhas e incentivo à produção de rainhas por parte dos apicultores.

 

Para mais informações sobre a metodologia de implantação e os desafios da prática acesse: https://goo.gl/LQC94W. Por Felipe Alessio, Consultor da FAO – Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável.

 



Todas imagens
  • Autor: Informativo-Fao-Brasil
  • Imagens: Informativo-Fao-Brasil

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!