Agora: Programação Musical Com: Programação Automática Agora: Programação Musical Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Queda na produção de pinhão pode ser a maior dos últimos anos

Data da Noticia 25/05/2015
Fatores atingem todo o estado

Pelo quarto ano consecutivo a produção de pinhão está abaixo da normalidade na região. Nesta safra a redução pode chegar a 60% em relação a períodos normais e a 25% a menos em relação ao ano anterior que já teve queda na produção. Os motivos são variados e incluem o clima e o ataque por pragas. Ao contrário de anos anteriores em que a queda na produtividade era variável, neste ano atingiu praticamente todas as áreas produtivas. Os dados são da Emater Regional de Passo Fundo.

Os fatores que justificam a menor produtividade são variados. Quem os explica é o agrônomo da Emater Regional Ilvandro Barreto de Melo. Segundo ele, a situação registrada nos últimos quatro anos pode estar relacionado a problemas com a polinização já que houve anos com volumes de chuva acima e abaixo do ideal. “Quando há excesso de chuva o pólen fica pesado e há dificuldade de polinização e quando faz estiagem o pólen fica leve demais e o vento o levanta numa altura acima das árvores dificultando o processo”, explica.

Da polinização até a finalização do ciclo da pinha com o amadurecimento do pinhão, há um intervalo de tempo de aproximadamente dois anos. Melo explica que em função disso a árvore fica exposta na natureza por um longo período às variações climáticas que podem ser benéficas ou não. Esse fator também pesou nos últimos anos para a queda na produção. Um terceiro fator que reduz a produtividade é o esgotamento da árvore, principalmente no aspecto nutricional.

Produtividade

A queda na produção não ocorreu de forma pontual, como é registrado normalmente, mas atingiu a maior parte dos municípios que têm área produtiva como Caseiros, Lagoa Vermelha, Soledade, Fontoura Xavier, Muitos Capões, Lajes, Barracão e São Francisco de Paula. Uma pinha produz cerca de um quilo de pinhão, em média. Isso equivale a cerca de 130 a 140 pinhões, dependendo do ano de produção e do tamanho das sementes. A redução neste ano varia entre 55% e 60% em relação a safras normais. Em relação ao ano passado, a queda é de aproximadamente 25%, sendo que a safra passada já foi menor.



Todas imagens
  • Autor: O nacional
  • Imagens: Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!