Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Rádios comunitárias da região nordeste se unem a ABRAÇO-RS

Data da Noticia 02/12/2018
Encontro, que apresentou a atuação da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, foi realizado no Machadinho Thermas Park SPA e contou com a participação de onze municípios

Com o objetivo de potencializar o trabalho realizado pelas rádios comunitárias da região nordeste do Rio Grande do Sul, foi realizado no último sábado (01), na cidade de Machadinho, um encontro entre os representantes das associações comunitárias e da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (ABRAÇO-RS). 

Os trabalhos foram coordenados inicialmente pelo diretor da rádio Comunidade de Viadutos e membro da ABRAÇO - RS, Edison Roberto Demarco. Na oportunidade, elencou-se os objetivos e conceituou-se o que é a rádio comunitária, destacando-se as potencialidades e dificuldades de cada uma delas.

O Coordenador Executivo da ABRAÇO-RS, Eloidemar Guilherme explicou como funciona a associação, a legislação e a conjuntura da ABRAÇO-RS e ABRAÇO-BRASIL, que ela oferece orientação jurídica, contábil, técnica, eletrônica, site, convênio com FENAE, Universidades CESUR e Assembleia Legislativa do RS.

Flávio Ângelo Perin, da Coordenação Jurídica da ABRAÇO-RS, disse que o RS possui 450 rádios comunitárias, pertencentes a 28 regionais, porém não são todas que estão engajadas na associação. Reforçou o uso do instrumento de ligação entre todas as RADCOM através da plataforma do site da ABRAÇO-RS. Explicou ainda sobre as principais legislações da RADCOM, ECAD, e os cinco Projetos de Lei do Senado - PLS que tramitam no Congresso Nacional e frisou da necessidade de união de todos para aprovação destes projetos.

Os representantes das rádios presentes no encontro deram início a formação da regional Nordeste, sendo aclamados os nomes de Silmar Luiz Biscaro como coordenador geral, Sadi Dalsóglio coordenador secretário e Enio Betiolo coordenador financeiro.

O evento contou com a participação do prefeito de Machadinho, Hamilton Lauer Centeleghe, que falou dos trabalhos em andamento e das possibilidades turísticas que o município de Machadinho oferece, em especial águas termais e se colocou à disposição das rádios comunitárias. O diretor executivo do Machadinho Thermas Resort SPA, Juarez Tavares, que cedeu o espaço gratuitamente, também compareceu no encontro e apresentou todo o complexo das termas.

Participantes: Eloidemar Guilherme da RADCOM Liberdade, da cidade de Três Palmeiras; Edson Luiz Rosa, RADCOM Jacutinga, cidade de Jacutinga; Giovani Trein  e Leonardo Costa, da RADCOM Lagoa FM, cidade Lagoa Vermelha; Marceana Santolin Biscaro, RADCOM Interativa, cidade Maximiliano de Almeida; Silmar Luiz Biscaro, RADCOM Interativa, Machadinho; Sadi Dalsóglio, RADCOM Apuaê, cidade de Sananduva; Ricardo Genario e Vagner Biazus da RADCOM Ativa FM, cidade Vila Lângaro; Alceu Negrini RADCOM Amiga FM , Santo Expedido do Sul; Enio Betiolo, RADCOM Cidade FM, do município de Barracão; Edison Demarco, RADCOM Comunidade FM, cidade Viadutos, e Flávio Perin da RADCOM Marau FM, cidade de Marau.

Texto: Aline Carelli

MTB 12621

 



Todas imagens
  • Autor: Aline Carell - Especial para Abraço-RS
  • Imagens: Edson Luiz Rosa - Abraço-RS

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!