Agora: Preferência Musical Com: Agora: Preferência Musical Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Rejeitos de garimpo são utilizados na pavimentação de estradas no Norte do RS.

Data da Noticia 17/09/2019
Trechos de estradas vicinais foram recuperados no interior de Frederico Westphalen.

A utilização de pedra britada, obtida a partir de rejeitos de rochas de garimpos localizados no interior de Frederico Westphalen, no Norte do Estado, é intensificada no trabalho de pavimentação das estradas de chão batido. Nos últimos dez dias foram recuperados trechos das estradas das localidades de Getúlio Vargas, São João do Porto, Santos Anjos, Alto Alegre, Dal Canton, Osvaldo Cruz, São José, Linha Balzan, Pedra Lisa e distrito de Castelinho.

Segundo o secretário da Agricultura, Cleber Cerutti, a iniciativa de utilizar os rejeitos proporciona redução de custos e contribui para a preservação ambiental. “No município temos vários locais onde são extraídas as pedras preciosas, especialmente nas localidades de Linha Progresso, São João do Porto e Linha São Paulo e é desses locais que durante o trabalho de garimpagem surgem os rejeitos, as rochas transformadas depois em brita”, explica.

Cerutti disse que recentemente foram revestidos com brita mais de 6 km de estradas e utilizadas 90 cargas de caminhão do produto. “Utilizando o britador móvel do município produzimos 100 metros cúbicos de material, o que garante a pavmentação de 100 metros lineares de estrada/dia”, informa.

Segundo a administração municipal, a brita oriunda dos rejeitos de garimpos gera um material mais homogêneo e de maior durabilidade, se comparado ao cascalho normalmente utilizado na melhoria das estradas da zona rural. Outra vantagem é que o material é gratuito. Além disso, o aproveitamento dos rejeitos é uma ação em favor do meio ambiente, já que as rochas retiradas dos garimpos ficam depositadas nas proximidades das jazidas, sem uma destinação correta e efetiva.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!