Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Renda dos produtores de leite reduz 30 %, conforme análise da direção do SINTRAF de Centenário

Data da Noticia 11/10/2017

O SINFRAF de Centenário em conjunto com o SUTRAF-AU, promoveu hoje (11), encontro com produtores de leite e autoridades locais, para debater sobre as dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares na cadeia do leite.

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Centenário e foi conduzido pelo Coordenador Regional do SUTRAF-AU, Douglas Cenci, que apresentou dados e problemas da cadeia leiteira de forma mais abrangente. Participaram da reunião o prefeito Kolassa, secretário da saúde Júnior, vereador Adélcio Ziger, presidente da Cooperal  Edson Sirena, coordenador da Cresol Sanim Ziger e Leandro pela Emater local.

Segundo o coordenador do SINTRAF de Centenário, Gilberto Kozak, as perdas estimadas giram em torno de 30% e em valores absolutos passam de um milhão de reais somente nos últimos cinco meses e a tendência é intensificarem.   São 72 produtores no município que tem na atividade leiteira uma renda mensal que é responsável pelo sustento das famílias.

Para o coordenador do SINTRAF, Gilberto Kozak, dentre os fatores que tem afetado diretamente a cadeia leiteira, em especial a agricultura familiar, estão: o aumento significativo da importação de leite, baixa exportação do leite nacional, diminuição considerável do consumo e alta na produção nacional.

Também são apontados como fatores que interferem negativamente, a extinção dos programas governamentais pelo governo Temer como: PNAE, PAA e outros que compravam leite diretamente da agricultura familiar.

Como forma de pressionar as autoridades e conscientizar a população em geral, já está marcada mobilização nos três estados do Sul. Na região a mobilização acontece dia 18 de outubro em Erechim. 



Todas imagens
  • Autor: Edison Demarco/Comunidade FM
  • Imagens: Gilberto Kozak/Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!