Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rafael Boller Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rafael Boller

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Sobre a Importância da Filosofia

Data da Noticia 28/04/2018

             Muito se questiona sobre qual a importância da Filosofia, sobre o porquê de ensiná-la ou até mesmo o que ela vem a ser (pergunta que não tem consenso sobre sua resposta). Para tanto, neste pequeno texto tentaremos formular alguns argumentos acerca de porque a Filosofia é crucial para estudos acadêmicos ou até para a vida cotidiana.

            Assim como escrevia John Stuart Mill, o debate deve ser livre, aberto, que as ideias devem todas ser postas à prova pelos diversos argumentos até que se chegue próximo a uma verdade ou a um consenso. A Filosofia é esse debate livre, argumentação e questionamentos. O debate, sempre que racional e despido de preconceitos, é um debate filosófico.

            Com avanço da técnica (ou tecnologia), da ciência e afins, surge a necessidade do debate sobre seus limites éticos, os impactos na vida humana, no meio ambiente, etc. para tanto, a ética é debate crucial ao qual a Filosofia faz constantemente. Aliás, falando sobre a ciência, em um mundo onde diversas pessoas guiam suas vidas com pseudociências como a astrologia (e tomam decisões pautadas em horóscopos), a Filosofia está para nos ajudar a entender o quê é uma teoria científica.

            Outra área que é de suma importância na Filosofia, e para a sociedade como um todo, é o debate sobre a política. Pensar a práxis e o funcionamento do Estado, os limites de sua intervenção na vida alheia. Ou ainda quais são os deveres e atitudes que um soberano deve tomar para si (como descrevia Maquiavel), ou sobre a importância da reflexão equilibrada e do debate igualitário.

            Para fazer um pequeno resumo do que fora falado, a Filosofia debate as práticas do mundo. A ciência, a política, a ética, a antropologia, a arte, etc. Ela é sempre uma reflexão teórica sobre o mundo que nos rodeia, sobre nossas ações, nossas ideologias, nossas crenças, nossa religiosidade, enfim, nossa visão de mundo. A Filosofia é aquilo que podemos chamar de “uma pulga atrás da orelha” da nossa estrutura de pensamento. O debate filosófico nos coloca diante de questionamentos acerca do que acreditamos ser verdadeiro e nos leva a outras possíveis verdades (que, talvez, posteriormente, já não sejam mais tão verdades assim) e a sucessivos questionamentos.

 

Adilson Junior Pilotto é natural de Viadutos e morador desta cidade. É formado em Filosofia e atualmente cursa História na Universidade Federal da Fronteira Sul, em Erechim. Trabalha como auxiliar de disciplina na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti, também situada em Erechim. Adilson Junior Pilotto é natural de Viadutos e morador desta cidade. É formado em Filosofia e atualmente cursa História na Universidade Federal da Fronteira Sul, em Erechim. Trabalha como auxiliar de disciplina na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti, também situada em Erechim.
Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!
  • Autor: Adilson Junior Pilotto
  • Imagens: Adilson Junior Pilotto


Todas imagens