Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

SUTRAF-AU e Coperfamilia firmam parceria para instalação de sistemas de geração de energia solar

Data da Noticia 05/10/2017

Nessa terça-feira, 4 de outubro, ocorreu um seminário promovido pelo Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU), juntamente com a Cooperfamilia no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos. No encontro foram apresentadas informações sobre o sistema de geração de energia solar no campo.

 

A energia solar é uma forma sustentável de geração de potencial elétrico e que não se esgota a partir do seu uso, ao contrário de outros componentes como o petróleo e o carvão. A energia solar também tem um impacto muito baixo ao meio ambiente, já que não emite resíduos poluentes apresentando riscos à saúde. 

 

O sistema consiste na captação de energia do sol, sendo transferido diretamente para a rede da concessionária de energia elétrica. Um medidor é instalado para que possa dimensionar a energia gerada e a energia consumida na propriedade, desta forma o agricultor pagará somente o excedente, contudo se não houver excedente de energia, o proprietário do sistema pagará somente uma taxa de manutenção da rede.

 

O Sindicato e a cooperativa firmaram parceria com a empresa Serra Sol Energia de Caxias do Sul, afim de proporcionar a instalação deste sistema nas propriedades. Estiveram participando do encontro representantes das cooperativas de crédito ligadas a Cresol que expuseram as linhas de financiamento a disposição do agricultor para instalação do sistema de energia solar. Segundo o presidente da Cresol Aratiba, Silvano Mohr, existem recursos disponibilizados por meio do PRONAF a juro de 2,5% ao ano com dez anos para quitação do financiamento.

 

De acordo com o coordenador geral do SUTRAF-AU, Douglas Cenci, a energia solar por ser renovável e de baixo impacto no meio ambiente tem sua viabilidade comprovada, com retorno do investimento em até quatro anos podendo gerar energia por pelo menos 25 anos. “Vamos estar levando esse sistema para agricultores e os demais que tem interesse na instalação, entendemos que com essa parceria o agricultor passe a economizar e contribuir ainda mais com a preservação do meio ambiente”, destacou Cenci.



Todas imagens
  • Autor: Comunicação Sutraf Au
  • Imagens: Comunicação Sutraf Au

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!