Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

SUTRAF-AU e UERGS promovem formatura do curso de Inclusão Digital na Agricultura Familiar

Data da Noticia 11/12/2017

O Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU), e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS – Unidade de Erechim), promoveram no dia 8 de dezembro a formatura do curso de extensão em Informática Básica, “Inclusão Digital na Agricultura Familiar”. 

 

A formação capacitou 13 agricultores familiares para utilização das tecnologias de informação, orientadas para a comunicação e desenvolvimento das atividades no meio rural. Dessa forma, entre as informações abordadas estavam a redação de textos em Word, produção de planilhas de controle de custos no Excel, navegação de internet utilizando ferramentas de busca, entre outros temas.

 

Participaram da cerimônia os docentes que ministraram as aulas no projeto, sendo Silvia Santin Bordin, Saionara Salomoni, Roberto Fontanelli, e Zenicleia Angelita Deggerone; as bolsistas que atuam no projeto Eliziane Franceschi e Alessandra Zavodnik; além do coordenador do Sutraf-Erechim, Adilson Szady; o coordenador da Cresol, Carlos Cupercini; representante da Creral, Sérgio Miotto; assim como familiares e a comunidade em geral. 

 

De acordo com Szady, a capacitação é importante por possibilitar que os agricultores a busquem informações e efetivem melhorias em suas atividades no campo. “O computador é uma ferramenta essencial nos dias de hoje e por isso deve fazer parte das propriedades rurais, não somente para ajudar na administração, como trazendo mais conhecimento para inovação no campo e contribuindo para um melhor convívio social ampliando sua visão de mundo dos agricultores”, disse. 

 

Ao longo do curso os alunos aprenderam acessar a previsão do tempo, cotação de preços agropecuários, receitas e notícias de todo o mundo. Segundo a coordenadora do projeto, professora Zenicleia, os participantes também tiveram contato com as redes sociais, criando de contas de e-mail para melhor comunicação. “O curso foi muito importante para a Unidade e para a região, pois proporcionou que a UERGS atendesse uma demanda local, demonstrando a preocupação da Instituição com o desenvolvimento do meio rural. Essa é a segunda turma formada pela UERGS em Erechim, sendo essa ação de capacitação de agricultores familiares em informática básica é pioneira no Alto Uruguai”, destacou. 

 

Ainda conforme a coordenadora do projeto, diante da demanda existente na região para a capacitação dos agricultores familiares em informática básica, a perspectiva é que o curso seja ofertado novamente em 2018, em conjunto com o SUTRAF- AU. 



Todas imagens
  • Autor: Comunicação Sutraf Au
  • Imagens: Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!