Agora: Preferência Musical Com: Agora: Preferência Musical Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Terapias holística ou alternativas

Data da Noticia 05/06/2015
Holístico I - Muito se questiona em relação a essa palavra, Holístico. O que é Holístico?

Em primeiro lugar vamos à definição dessa palavra. A palavra hólos veio do grego e significa inteiro; composto. Segundo o dicionário, holismo é a tendência a sintetizar unidades em totalidades, que se supõe seja própria do universo. Sintetizar é reunir elementos em um todo; compor.”

            Portanto, holístico é a totalidade. Na visão holística podemos enquadrar em diversos setores, sejam na saúde, na terapia, nos tratamentos, no comércio, nas religiões e em tantos outros segmentos sociais, culturais, políticos e em tudo.

         Vamos ver um pouco de cada setor. Analisamos primeiro na área da saúde, ou na Terapia Holística. Quando se fala em terapia, as pessoas geralmente criam em sua mente uma indagação e um preconceito geralmente equivocado. Quando pergunto, nas palestras que realizo, o que é terapia pra você? As respostas são variadas, mas geralmente poucas são condizentes ao que é a terapia.

         E quando pergunto o que é holístico pra você? Ai sim, ninguém sabe me responder. Daí faço um esclarecimento e uma comparação com a palavra místico, porque se assemelha e é fácil de relacionar. Místico é o que se mistifica. Holístico é o que se desmistifica.

         Mas vamos à questão. Quando falamos em saúde holística, e confrontarmos com a medicina, na verdade, elas não se contraiam. A medicina convencional é tudo o que se sabe e todos sabem como é seu tratamento. Na Terapia Holística é diferente. Vou repetir, elas não são contrarias. A Terapia Holística é paralela, para fazer uma não é preciso parar com a outra.

         Bem, quando falamos em Terapia Holística falamos em TOTALIDADE. Mas quando você sente dor de cabeça, dor nas costas, depressão, angustia, tristeza, ansiedade e tantos outros sintomas, você vai ao médico e quer remédio pra isso. Já na Terapia Holística é diferente. Primeiro vamos ver o porquê você sente dor de cabeça, sente ansiedade, depressão e os demais sintomas. Nós TRATAMOS A CAUSA, não vamos dar remédios para dor de cabeça, vamos ver de onde ela vem, se é por nervosismo, fazemos a terapia, se é por tensão nas costas ou desalinhamento de coluna vertebral, faremos uma quiropraxia e reflexologia e pronto. Se for dor nas costas, aplicaremos essa técnica e outras...

         No caso dos sintomas emocionais e mentais, como depressão, ansiedade, angustia, nervosismo, medo... Faremos uma boa analise e é feito a terapia, seja da Respiração que acho a mais eficiente nesses casos. (Mais adiante estarei falando em especifico de cada sintoma e seu tratamento), ou ainda outras técnicas que são adequadas para esse tratamento.

  Sobre o autor: 

Vilson Fornazieri, formado em Terapia Holística pelo Instituto Ser de Brasília e Osho Center for Transformation - Osho Multiversity - Pune - Índia. Licenciado em Letras, compositor, escritor. Formado em Teologia Cristã Nível II



Todas imagens
  • Autor: VILSON FORNAZIERI
  • Imagens: VILSON FORNAZIERI- Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!