Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Terremoto de 8,5 atinge Ogasawara e balança quase todo o Japão

Data da Noticia 30/05/2015
O tremor foi registrado às 20h24 deste sábado com intensidade máxima de

Tóquio- Um terremoto de forte intensidade foi sentido nas ilhas Ogasawara às 20h24 deste sábado. Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o abalo sísmico atingiu magnitude de 8,5 graus e não há risco de tsunami, mas pode haver um ligeiro aumento no nível do mar.

O tremor foi sentido em uma grande parte do Japão, principalmente na região Kanto, com intensidade máxima de "5+" graus (5 forte) na escala japonesa. Por enquanto, não há informações sobre vítimas ou danos.

 

O abalo de "5+" graus foi sentido em Ogasawara, que pertence a Tóquio, e Ninomiya (Kanagawa). Konosu, Kusakabe e Miyashiro, em Saitama, também registraram tremor de nível 5.

O epicentro foi registrado no mar perto de Ogasawara, cerca de mil quilômetros ao sul de Tóquio, a uma profundidade de 590 quilômetros. A Agência informou que existe a possibilidade de ocorrerem réplicas (tremores secundários) na região.

 

Um especialista disse à emissora NHK que este foi um terremoto raro ocorrido a uma grande profundidade. Segundo ele, o tremor foi sentido por um tempo mais longo que o convencional.

 

A Agência Meteorológica do Japão marcou uma coletiva de imprensa para as 22h30, em Tóquio.

A magnitude (8,5) equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já o grau da escala japonesa (5+) considera o abalo sentido na superfície da terra.



Todas imagens
  • Autor: Agência Meteorológica do Japão
  • Imagens: Mapa mostra região afetada pelo terremot

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!